CASA DO POVO DE ALCOCHETE

Associativismo

Fundação: 15 de Abril de 1943

Actividade: Iniciativas culturais

Fundada em 1943, a Casa do Povo de Alcochete tem o estatuto de pessoa colectiva de utilidade pública de base associativa e exerceu outrora um papel muito importante na contratação de mão-de-obra para o trabalho nas marinhas e na descarga do carvão e ao representar a antiga Caixa de Previdência. Nos anos 80 do século XX funcionou também como sala de cinema.

Actualmente, a Casa do Povo disponibiliza à Câmara Municipal vários espaços e cede-lhe o direito de preferência sobre terceiros no que respeita à utilização da sala de espectáculos, mediante um apoio financeiro e outras contrapartidas. Tem também uma parceria com a Escola Comunitária, que promove aulas de esperanto, espanhol, italiano, arteterapia, pintura e informática.

Ao longo do ano, a Casa do Povo promove espectáculos teatrais e musicais, convívios, assinala datas festivas e organiza passeios, visitas culturais, exposições, colóquios, animações de rua e tem um projecto de orientação profissional para jovens. Outra actividade marcante é a realização da Feira dos Produtos Agrícolas na Primavera e Outono.

A Casa do Povo também aderiu às Hortas Sociais, promovidas pela Fundação das Salinas de Samouco e pela Câmara Municipal.

Rua Chão do Conde
2890-021 Alcochete