Passeio a bordo do Bote Leão
BOTE LEÃO – O "rei dos nordestes" é de Alcochete
O Bote Leão é a embarcação tradicional do Tejo, propriedade da Câmara Municipal de Alcochete, que está ancorada na história e tradição local e reflete a grande paixão pelo Tejo, orgulhosamente assumida pelas gentes locais.
Objeto de uma candidatura a fundos comunitários e de um apoio mecenático, a embarcação foi construída de raiz no estaleiro naval de Jaime Costa, de acordo com as técnicas utilizadas na construção das antigas embarcações que navegavam no Tejo.
Com a construção da nova embarcação a Câmara Municipal de Alcochete quis que regressasse ao Tejo uma das mais emblemáticas e recordadas embarcações locais com o objetivo de realizar passeios turísticos no rio, entre a Ponte Vasco da Gama e a Reserva Natural do Estuário do Tejo, viagens que proporcionam aos visitantes imagens únicas num contexto natural e urbano.
O Bote Leão representa igualmente um incentivo ao regresso ao mar, aos saberes e às experiências dos marítimos e dos pescadores, objetivo que é um desígnio e que está na essência do ser português, bem cimentada localmente na tradição marítima de Alcochete.
Para aguçar a curiosidade sobre o Bote Leão revelamos um pouco da história desta embarcação tradicional tão importante para a gente de Alcochete…
Na ligação entre as duas margens eram muitas as embarcações que navegavam à vela e num vai e vem constante transportavam bens para a capital. E, nesta ligação de Alcochete a Lisboa, é inegável a importância do bote Leão para a Vila que, entre o final do século XIX e a década de 60 do século XX, assegurou o transporte fluvial para a capital, e manteve com a população local uma forte relação afetiva, não só pela ligação dos seus proprietários à vila ribeirinha, mas também pelas suas características, que muita admiração causava a quem o via navegar.
Chamavam-lhe o Rei dos Nordestes pela forma graciosa e veloz como cortava as águas do Tejo, ao sabor do vento que sopra de norte.
Sobre a origem desta embarcação pouco se sabe, mas Manuel Leitão, no seu livro “Barcos do Tejo”, refere uma declaração, de 1965, do mestre António da Costa Cruz, proprietário de um estaleiro de construções e reparações navais, em Alcochete, referindo que (…) o “Leão” teria sido construído na Junqueira, em Lisboa, havia mais de 140 anos (…). No entanto, a inscrição do ano 1781 na antepara da ré sugere que a construção é anterior e o mais provável é que tal tenha acontecido.
Desde a sua viagem inaugural a 19 de junho de 2016, o Bote Leão já proporcionou agradáveis passeios na zona ribeirinha de Alcochete a milhares de pessoas.
Mas nada melhor do que entrar a bordo do Bote Leão recentemente repintado e usufruir de um passeio no Tejo!
Novas normas de utilização da embarcação
Face à atual situação provocada pela pandemia Covid-19 está em vigor um conjunto normas e medidas de proteção para garantir a segurança de todos durante a utilização da embarcação.
A lotação do Bote Leão está limitada a 20 pessoas e deve ser respeitada a distância de segurança entre os visitantes, sendo o uso de máscara de proteção obrigatório na embarcação. O uso de luvas é aconselhado, caso o passageiro assim o pretenda. Os passeios autorizados são passeios regulares com duração de 1h30 ou 3 horas, e os passeios com duração de 7h ou 10 horas encontram-se suspensos até novas ordens.
Normas de utilização da embarcação
Com uma capacidade de 45 lugares, incluindo a tripulação, o Bote Leão pode ser utilizado nos seguintes regimes:
Em passeios com itinerário pré-definido, mediante a aquisição de bilhete individual;
b) Em passeios com itinerário pré-definido ou a definir, mediante reserva da embarcação;
c) Em eventos na embarcação, atracada, fundeada ou em passeio, mediante cedência.
Os passeios, com percursos e duração distintas, podem ser de curta duração (até 3 horas), média duração (até 7 horas) e longa duração (até 10 horas).
A participação nos passeios programados é feita mediante a aquisição de bilhete, no posto de turismo.
A reserva de bilhetes é possível desde que cumpra uma antecedência mínima de 15 dias sobre a data do passeio. A reserva é feita através do seguinte endereço eletrónico: posto.turismo@cm-alcochete.pt
O embarque ocorre 15 minutos antes da hora definida para o início do passeio.
Para mais informações solicita-se a consulta das respetivas Normas de Acesso e Utilização:
Normas de acesso e utilização do Bote Leão