Exposição Imaginação do Abstrato

De 24 de fevereiro a 31 de março, a Galeria Municipal recebe a exposição “Imaginação do Abstrato” de Isabel Manta e José Manta.
A mostra é composta por 25 telas marcadas pela cor, textura e reflexos. Para além da pintura abstrata em acrílico, a exposição apresenta, ainda, três peças únicas: duas em madeira e uma em porcelana Alto Fogo Companhia das Índias, tendo este pote em porcelana sido o último trabalho do Curso de Pintura em Porcelana, que Isabel Manta frequentou entre 1986 e 1988.
Sobre os autores:
Isabel Manta
Nasceu no dia 03 de janeiro de 1955 em Fornos de Algodres. Em 1988 terminou o curso de Pintura em Porcelana Alto Fogo técnica Companhia das Índias, tendo iniciado atividade nesta área, dedicando-se a partir daí exclusivamente a esta técnica, passando a lecionar, por sua própria iniciativa, aulas particulares. Fez vários seminários com pintores residentes no Brasil, tendo como objetivo aperfeiçoar a sua técnica.
Com mais de 30 anos de experiência em pintura em porcelana Alto Fogo, e após um longo periodo sem pintar, descobre a pintura em acrílico fluido, pela qual se apaixona porque pode dar asas à sua imaginação, brincando com as tintas e com os tons, criando efeitos e refexos únicos e maravilhosos sobre as telas.
Em conjunto com o marido criam peças únicas em madeira, nomeadamente bases e abajures para candeeiros.
José Manta
Nasceu a 14 de janeiro de 1955 em Moura. Grande entusiasta e curioso pela arte da pintura durante toda a sua vida. Influenciado pela pintura da mulher, sempre pintou algumas telas por mera distração ou ocupação do tempo.
Só agora, após a aposentação, se dedicou mais à pintura, a óleo e acrílico, seguindo fundamentalmente o estilo impressionista e expressão abstrata. Tem um gosto especial por retratos, conjugando aí, o impressionismo ao realismo.
Tem como referência grandes pintores, destacando Claude Monet, Renoir e Kandinsky, assim como também os contemporâneos entre os quais Gerhard Richter e Miquel Barceló.
2.ª a 6.ª feira | 09h00-18h00
Gratuito