Câmara associa-se ao projecto ”Olhando pelo Mundo” de Alexandre Costa e João Vicente

Olhandomundo 1 750 2500
22 Dezembro 2011
Alcochete será o ponto de partida para Alexandre Costa e João Vicente, dois fotógrafos voluntários da Associação Médicos do Mundo (AMM), com missões solidárias realizadas em Portugal, Guiné e Timor, no próximo dia 26 de Dezembro, às 12h00, partirem do Largo de São João para uma viagem de seis meses pelo continente americano, ao longo de 16 países.

A Câmara Municipal apoiou desde o início o projecto “”Olhando pelo Mundo”, através do qual os dois fotógrafos pretendem congelar instantes do quotidiano das pessoas, do trabalho, do modo de vida, das suas emoções e da sua essência única e irrepetível.

Muitos destes momentos, percorridos entre a Terra do Fogo e o Alaska, serão registados para a Associação Médicos do Mundo e outros destinam-se à edição de um livro de fotografias “Olhando pelo Mundo América”, cuja parte das receitas reverterá a favor da AMM.

Alexandre Costa e João Vicente através de “Olhando pelo Mundo” associam-se igualmente ao projecto CANTIC, um serviço descentralizado, de retaguarda às escolas e aos professores, vocacionado para o suporte à escolaridade e socialização de alunos com deficiência motora severa ou com doença crónica grave, e que sensibiliza organismos estatais e civis para uma intervenção articulada que facilite a escolaridade e a socialização de alunos hospitalizados.

Actualmente, o projecto CANTIC trabalha com quatro hospitais da Grande Lisboa - Instituto Português de Oncologia, Hospital Dona Estefânia, Hospital de Santa Maria e Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão que desenvolvem estudos específicos, diferenciados dos programas normais das escolas, visto que todas as situações de cariz hospitalar condicionam e limitam as crianças.

Este ano o tema é Sustentabilidade e Energias Alternativas” e, neste âmbito, durante a passagem pelos 16 países, os dois fotógrafos registarão momentos que tenham a ver com esta problemática.

A nível local, em parceria com a Escola Secundária de Alcochete, pretende-se que os alunos façam um trabalho literário, que englobe os escritores dos países por onde Alexandre Costa e João Vicente vão passar e deste modo contribuir com registos fotográficos de locais por onde esses mesmos escritores viveram ou passaram.