Câmara recebe informação do PEV sobre a urgência do Hospital do Montijo

Hm 1 750 2500
31 Janeiro 2013
Na sequência da divulgação do relatório da Comissão de Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgências, que indicava o encerramento do serviço de urgência do Hospital do Montijo, a Câmara Municipal recebeu uma informação do Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes”, com questões endereçadas ao Governo sobre este assunto, assim como a respectiva resposta do Ministério da Saúde.

As questões foram formuladas no sentido de saber quais as intenções do Ministério da Saúde em relação ao Serviço de Urgências do Hospital do Montijo, uma vez que ao verificar-se o seu encerramento, as populações dos concelhos de Alcochete e Montijo sairiam fortemente prejudicadas no acesso a cuidados de saúde, e ainda saber quais os serviços e valências previstas para esta unidade hospitalar.

Do Ministério da Saúde o Grupo Parlamentar do PEV recebeu e reencaminhou à Autarquia os seguintes esclarecimentos:

a) O encerramento do serviço de urgência foi efetivamente proposto nas conclusões do relatório da Comissão de reavaliação da rede Nacional de Emergência e Urgências mas que ainda não houve uma decisão sobre este relatório.

b) Foi criado um centro de cirurgia de ambulatório partilhado por todas as especialidades cirúrgicas.

c) A reorganização da rede hospitalar ainda não tem decisão definitiva.