Alcochete está em festa!

Fbvs1 1 750 2500
13 Agosto 2013

Alcochete vive desde a passada sexta-feira, 9 de Agosto, dias de grande animação por ocasião das Festas do Barrete Verde e das Salinas, que se prolongam até à próxima quinta-feira, 15 de Agosto.

Antes da abertura oficial das Festas, com o Hastear das Bandeiras que decorreu no Largo de São João, realizou-se no Aposento do Barrete Verde uma homenagem a José Samuel Lupi pelos 50 anos de alternativa enquanto cavaleiro tauromáquico.

O presidente da direcção do Aposento do Barrete Verde destacou a importância para Alcochete e para o País desta figura do toureio nacional, que durante muitos anos foi presidente da Assembleia Geral do Aposento do Barrete Verde: “O Eng. José Samuel Lupi está sempre pronto a ajudar por ocasião das Festa do Barrete Verde e das Salinas e sempre manifestou uma disponibilidade quase total no apoio à realização destes festejos”, disse Artur Organista.

“Não é por acaso que o Eng. José Samuel Lupi este ano é duplamente homenageado nesta casa, agora pelos 50 anos de alternativa de cavaleiro tauromáquico, um dos mais prestigiados no nosso País e além fronteiras, (…) e no Domingo é reconhecido pelos 50 anos de sócio desta casa”, acrescentou Artur Organista.

O Eng. José Samuel Lupi agradeceu esta homenagem e entregou ao Aposento do Barrete Verde o diploma da Associação Nacional de Toureiros que confirma a sua alternativa a 16 de Junho de 1963 e onde se pode ler: “Ao Exmo Sr. Eng. José Lupi a 16 de Junho de 1963 em Campo Pequeno enaltecendo o seu contributo à Festa dos Toiros em Portugal”.

A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Alcochete também se associaram a esta homenagem ao Eng. Samuel Lupi e entregaram uma placa onde está gravado o reconhecimento como “figura lendária e uma das maiores glórias do toureiro equestre mundial, bem como benemérito devido à sua contribuição para o desenvolvimento da cultura regional da nossa terra".

"Temos no Eng. Samuel Lupi uma referência viva, e é em vida que se devem fazer as homenagens, e sobretudo por termos a felicidade de com ele convivermos de forma muito regular, o que muito nos honra e nos apraz”, disse o Presidente da Câmara Municipal.

Ao homenageado coube ainda o descerramento da placa alusiva aos seus 50 anos de alternativa, que desde o passado dia 9 de Agosto está patente no Museu Taurino na sede do Aposento do Barrete Verde e onde se pode ler: “Aos 50 anos de Alternativa de Cavaleiro Tauromáquico – Eng. José Samuel Lupi – o Aposento do Barrete Verde Agradecido”.

Após este momento solene o Aposento distinguiu ainda a D. Mariana do Restaurante do Barrete Verde, seguindo-se a apresentação da Mascote das Festas, que tem percorrido as ruas da Vila, despertando grande curiosidade, principalmente entre os mais novos.

As largadas têm-se sucedido na Rua José André dos Santos e na Av. 5 de Outubro, reunindo muitos aficionados da Festa Brava, mas como é tradicional um dos momentos altos das festividades foi a Noite da Sardinha Assada, seguida da Arruada pela Charanga de Alcochete que “arrastou” milhares de pessoas pelas ruas de Alcochete quase até ser dia, assim como a Procissão por Terra e por Mar, em honra de Nossa Senhora da Vida e a Noite de Fados.