Biblioteca de Alcochete acolheu exercício de preparação para o risco sísmico

Exersismo 1 1 750 2500
14 Outubro 2013

Teve lugar na manhã de 11 de Outubro último, às 11h10, na Biblioteca de Alcochete o exercício “A Terra Treme” com o objectivo de preparação e auto-protecção para o risco sísmico, no qual participaram utentes e funcionários daquele equipamento Municipal.

Durante um minuto os participantes executaram 3 gestos simples, que numa situação de ocorrência de sismos podem salvar vidas, nomeadamente baixar, proteger e aguardar.

Neste exercício público de preparação para o risco sísmico, qualquer cidadão podia participar, individualmente ou em grupo, e nesse sentido, os funcionários da Câmara Municipal foram sensibilizados para que na hora definida pela entidade promotora da actividade, 11h10, - fossem executados os três gestos simples já referidos.

“ A Terra Treme” foi a designação atribuída ao exercício promovido a nível nacional pela ANPC – Autoridade Nacional de Protecção Civil, em parceria com entidades públicas e privadas, entre as quais o Serviço Municipal de Protecção Civil de Alcochete, integrado nas celebrações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.

Durante a actividade, além dos 3 gestos que devem ser executados durante a ocorrência de um sismo, e que podem diminuir a possibilidade de ficar ferido ou morrer, os participantes foram sensibilizados para o que se deve fazer para estar preparado e protegido em caso de sismo.

O que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um Sismo?
Aqui ficam algumas indicações:

ANTES
Passo 1 – Identificar e corrigir os riscos em casa
Passo 2 – Elaborar o Plano de Emergência familiar
Passo 3 – Preparar o KIT de Emergência
Passo 4 – Identificar os Pontos Fracos e Críticos do edifício

DURANTE
Passo 5 – Executar os três passos que protegem e podem salvar vidas
Baixar – Proteger – Aguardar

DEPOIS
Passo 6 – Cuide de si, dos seus próximos e dos mais vulneráveis
Passo 7 – Esteja atento às indicações das autoridades e proceda conforme as instruções dadas.

E lembre-se sempre de que a informação é um equivalente funcional do espaço e do tempo. Do espaço necessário para fugir da fonte de perigo! Do tempo indispensável para o fazer com calma e tranquilidade!

Mais informações em www.aterratreme.pt