Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Vila de Samouco homenageia empresários no seu 10.º aniversário

Avs1 1 750 2500
15 Dezembro 2014

A Freguesia de Samouco festejou o seu 10.º aniversário da elevação a Vila, ontem, dia 14 de Dezembro, com a realização de uma sessão solene em que homenageou dez dos mais antigos empresários da freguesia.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Samouco, pela deputada parlamentar do PCP e pelo Vice-presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

O Presidente da Câmara Municipal fez questão de lembrar, no início da sua intervenção, “o enorme carinho e simpatia” que lhe são sempre manifestados pela população do Samouco.

“Samouco só foi elevado à categoria de Vila porque muitos autarcas, homens e mulheres, ao longo dos, hoje 38 anos do Poder Local Democrático, lutaram e concretizaram projectos e visões para o nosso Concelho e para a Freguesia de Samouco”, destacou Luís Miguel Franco, salientando ser “incomparável aquilo que, em Alcochete e em particular no Samouco, tem sido desenvolvido e concretizado pelo Poder Local Democrático com o que tem sido realizado pela Administração Central”.

O autarca defendeu a regionalização, considerando que esta “seria um passo fundamental para que o Estado no seu todo pudesse gerir melhor os seus recursos, para que as Autarquias pudessem receber das suas Regiões e também do Estado mais recursos para aquilo que é fundamental concretizar”.

“As autarquias não se esgotam em si mesmas, não são fins em si mesmas, as autarquias têm um fim fundamental: trabalhar arduamente, com criatividade, para aumentar a qualidade de vida das nossas populações”, acrescentou.

Sobre a situação de crise no País, o Presidente da Câmara Municipal referiu que “os portugueses não vivem hoje com dignidade, a grande maioria sobrevive em condições por vezes infra humanas e nós, autarcas, sofremos também com o sofrimento dos cidadãos”. “E sem meios nem competências não conseguimos resolver muitos desses problemas”, salientou.

Luís Miguel Franco considerou ainda que “as Autarquias têm que ser mais dignificadas, mais respeitadas, respeito que passa pela sua valorização em termos de recursos financeiros, com uma nova Lei de Finanças Locais mais justa”.

Após endereçar as boas-vindas a todos os presentes, o Presidente da Junta de Freguesia de Samouco destacou a homenagem aos dez mais antigos empresários da Freguesia e recordou que “foi um motivo de extraordinário orgulho” ouvir o nome de Samouco várias vezes repetido na Assembleia da República, aquando da aprovação da elevação a Vila.

“São 10 anos de Vila de Samouco, 40 anos do 25 de Abril, 38 anos de Poder Local Democrático, esta grande conquista”, considerou António Almeirim.

Os empresários homenageados foram os seguintes: José Benjamim Pereira, Manuel Barão, Maria Josefa Fialho, Maria Custódia Bernardo, Joaquim da Silva Silveirinho, Rosa Machado, Maria de Lurdes Valadares, Maria Judite Caetano, Ângela Bento Ferreira e Eliaza Filipe dos Santos.

Também a deputada do PCP na Assembleia da República se congratulou com a data comemorativa. “É com muita satisfação que o Grupo Parlamentar do PCP se faz representar nesta iniciativa de comemoração da elevação de Samouco a Vila, porque esta era uma aspiração da sua população, dos seus autarcas e porque o Grupo Parlamentar do PCP pôde contribuir para que hoje pudéssemos estar aqui a comemorar os 10 anos”, frisou Paula Santos.

O vice-presidente da ANAFRE, Francisco Jesus, saudou igualmente a elevação de Samouco a Vila, mas fez questão de denunciar um conjunto de dificuldades que as autarquias e as populações sentem para resolver os seus problemas.

A cerimónia prosseguiu com um apontamento de violino por Ana Maria Massacote e Carolina Pires, alunas do Conservatório Regional de Artes do Montijo, e concluiu com bolo de aniversário e moscatel de honra.

Os Bombeiros Voluntários de Alcochete também se associaram ao evento com um desfile da fanfarra pelas ruas da Vila.

As comemorações do 10.º aniversário da elevação de Samouco a Vila encerram a 21 de Dezembro com a realização do 1.º Torneio de Futsal Vila de Samouco, promovido pelo Sport Clube do Samouco.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze