Tarifário da água será actualizado em 2015

Rcmasam1 1 750 2500
17 Dezembro 2014
Reunido em Sessão de Câmara Descentralizada na Vila de Samouco o Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, a actualização de tarifários do serviço de água e saneamento para 2015.

O tarifário que vigorará no ano de 2015 está de acordo com a recomendação da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e com a legislação em vigor, visando atingir o equilíbrio financeiro e a recuperação dos investimentos da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água, de drenagem de águas residuais e de gestão do serviço de recolha dos resíduos sólidos urbanos.

O Vereador com o pelouro da Água e Saneamento salientou que a actualização das taxas é efectuada ao abrigo da lei mas que em “2015 existe uma panóplia de serviços auxiliares que vão deixar de ter qualquer custo para os utentes, nomeadamente, a ligação de novos contadores, ou seja, novos contratos, a mudança de titularidade, a execução de ramais de água e de esgoto, portanto são valores que vão deixar de ser cobrados para o ano” e acrescentou que a Autarquia manteve as tarifas sociais e as tarifas para as famílias numerosas.

“Quando falamos em actualização de tarifas pensamos só na Água, mas quando avaliamos uma factura verificamos que o “peso” das tarifas fixas à Simarsul e à Amarsul é superior do em relação à despesa com a água”, explicou o Vereador Jorge Giro.

“Neste plano tarifário e no que diz respeito à água per si tem 42% de peso. No que diz respeito aos dois sistemas em conjunto tem um peso de 56% ou seja, de facto os estudos de viabilidade económico-financeira tanto na Amarsul como na Simarsul têm de facto de ser revistos”, concluiu o Vereador.

Recorde-se que a lei n.º 73/2013 de 3 de Setembro, estabelece que os preços a fixar pelos Municípios relativos aos serviços prestados e aos bens fornecidos em gestão directa não devem ser inferiores aos custos directa e indirectamente, suportados com a prestação desses serviços e com o fornecimento desses bens.