AML debate medidas para a educação

2020 09 07 educacao  2 1 750 2500
08 Setembro 2020

O grupo metropolitano da educação reuniu ontem, dia 7 de setembro, nas instalações da Área Metropolitana de Lisboa, a fim de debater um conjunto de medidas a aplicar no sistema educativo para o ano letivo 2020/2021.

Combater o medo na área da educação de forma estratégica foi o principal objetivo da reunião, uma ideia reforçada pelo secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa que defende uma “tranquilidade responsável” no que diz respeito à necessidade de adaptação e implementação de condições de segurança no sistema educativo, face à pandemia provocada pelo Covid-19.

O Ministério da Educação já está a desenvolver medidas para garantir o bom funcionamento do próximo ano letivo, nomeadamente, melhorar o acesso aos meios tecnológicos, trabalhar a estabilidade emocional das crianças e jovens, alargar as tutorias de apoio aos alunos, reforçar a equipa de apoio técnico nas escolar e acelerar o plano de transição digital. As medidas contemplam também o acesso a áreas artísticas, criação de cuidados específicos para alunos portadores de doenças crónicas e de risco, informou João Costa.

Os vereadores e dirigentes municipais apresentaram na reunião medidas fundamentais para o decorrer dentro da normalidade do ano letivo que compreendem a contratação de mais assistentes operacionais, a adaptação das escolas à nova realidade pandémica e o reforço dos transportes escolares e circuitos especiais.