Tampas de contentores de reciclagem substituídas

Substituicao tampas amarsul  3  1 750 2500
30 Julho 2020

O largo Barão de Samora Correia acolheu, no dia 29 de julho, uma ação de sensibilização da Amarsul para o reforço da rede de ecopontos recicláveis.

A autarquia está em conjunto com a Amarsul a proceder à substituição das tampas de ambos os contentores de 1.100 litros, amarelos e azuis, por outras com aberturas maiores que facilitam a deposição dos resíduos recicláveis. A colocação das novas tampas teve início a 23 de julho e irá continuar durante as próximas semanas de julho e agosto. A alteração permite ainda que se realize a correta separação dos resíduos e que o número encaminhado para os aterros diminua.

“Este é um passo importante que foi dado no ano passado pela Amarsul com a colocação desta contentorização. No primeiro semestre de 2019, aumentámos em cerca de 34% a recolha seletiva e prevê-se que Alcochete atinja uma capitação anual de 54 quilogramas por habitante, ficando acima da meta prevista para o ano de 2020” informou o Vereador Pedro Lavrado, responsável pelo Pelouro da Higiene Urbana, que agradeceu à população de Alcochete pela colaboração. A autarquia está atenta aos pedidos dos munícipes e considera imperioso o aumento das recolhas semanais.

Sandra Silva, presidente da Comissão Executiva da Amarsul considera que a população está mais atenta e motivada para a correta separação dos resíduos urbanos, e alertou para a poluição causada por materiais como o plástico. “Alcochete tem a dimensão ótima para fazer um teste piloto porque corresponde a um circuito de recolha completo e esperamos conseguir chegar às pessoas”, acrescentou a presidente da Comissão.

O teste piloto começou no concelho de Alcochete e será alargado a outros concelhos após um período de avaliação. O projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e visa aumentar as quantidades de resíduos urbanos recicláveis separados na origem.

substituicao_tampas_amarsul__1_
substituicao_tampas_amarsul__2_