Acesso ao CMRC está condicionado e vacinação suspensa

Cmrc 1 750 2500
17 Março 2020

No âmbito do Plano de Contingência da Câmara Municipal de Alcochete e considerando o teor do Despacho nº2836-A/2020, informamos que como medida preventiva de controlo de infeção por Coronavirus (COVID-19) estão condicionados os acessos ao Centro Municipal de Recolha de Canídeos (CMRC).

Antes de se deslocar ao Centro Municipal de Recolha de Canídeos contacte-nos através do telefone 212 348 630 ou pelo telefone geral 212 348 600.

No sentido de ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre os animais de estimação e o coronavírus responsável pelo COVID-19, o Gabinete de Autoridade Sanitária e Saúde Pública (GASSP) informa:

• Não existem evidências de que os animais de estimação transmitam aos humanos o coronavírus SARS-CoV-2 responsável pelo COVID-19.

• Todos devem lavar as mãos segundo as regras de higiene habituais e sempre depois de interagir com animais;

• Pode e deve passear o seu animal de estimação como habitualmente mas apenas pelo tempo indispensável para que faça as suas necessidades fisiológicas. Evite contactos com outras pessoas e animais. Humanos infetam humanos e por isso as interações devem ser reduzidas ao mínimo e devem ser respeitadas as distâncias de segurança também durante estes passeios;

• Deve ter em atenção que os profissionais da área veterinária podem ser contaminados pelos tutores e não pelos animais. Por esta razão deverão ser seguidas as indicações dadas pelo seu médico-veterinário assistente durante o seu atendimento;

• O abandono de animais é crime punível por lei e justificá-lo com o COVID-19 demonstra ignorância;

• Para esclarecimento de dúvidas poderá contactar o serviço do GASSP da Câmara Municipal de Alcochete através do email gassp@cm-alcochete.pt indicando o seu nome, contacto e questão.

A autarquia informa também que de acordo com a orientação da OMV – Ordem dos Médicos Veterinários, que limita o funcionamento dos cuidados médico-veterinários a urgências, a campanha de vacinação antiarrábica e identificação eletrónica 2020 está temporariamente suspensa.