Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Educação é uma prioridade para o executivo municipal

Rcma 180919 1 750 2500
19 Setembro 2019

Após o início de mais um ano letivo o presidente da câmara reitera a ação estratégica definida para o município na área da educação.

“Este executivo na sua ação estratégica para o município incide as suas ações, numa primeira instância na área da educação: começámos em 2018 por proceder à requalificação da Escola Básica do Passil e depois seguiram-se outras requalificações em outras estruturas, de outras valências, mas, já no presente ano, desenvolvemos os procedimentos necessários para proceder a várias requalificações nos estabelecimentos de ensino”, começou por dizer Fernando Pinto, no período de antes da Ordem do Dia, na reunião de câmara, que decorreu ontem no salão nobre dos Paços do Concelho.

“Na Escola da Restauração colocámos num sítio, outrora um areal, um tapete sintético para a prática desportiva, fizemos uma requalificação de maior monta e apenas referente à primeira fase da intervenção do Município na Escola do Monte Novo. No próximo ano a Escola do Monte Novo volta a ser alvo de intervenção, nomeadamente na criação de um refeitório e depois da configuração em termos de piso, na sua totalidade”, acrescentou o autarca.

Na freguesia de São Francisco e no que respeita ao Centro Escolar de São Francisco o presidente da câmara informou que: “existiam condições para a construção de novas duas salas, abdicando de uma mezzanine existente, e essa requalificação provocaria o término do horário duplo no centro escolar”.

“Iniciámos também a bom ritmo a requalificação e a ampliação da Escola do Valbom, como é do domínio público estramos numa fase adiantada dos projetos, que também foram iniciados no presente ano para requalificação e ampliação da Escola Básica do Samouco, num investimento que à data de hoje rondará qualquer coisa como 900 mil euros”, acrescentou Fernando Pinto, que sublinhou também a importância da escola provisória que vai albergar as crianças que estavam na Escola do Valbom, uma escola cuja requalificação e ampliação tem um prazo de execução da cerca de 9 meses.

O presidente da câmara destacou o investimento significativo, que faz todo o sentido, pois “a educação é a base de toda a convivência entre a comunidade e fazemos um esforço para que as escolas estejam dotadas das condições fundamentais, quer para quem leciona, quer para quem está a aprender”.

O autarca manifestou ainda um elevado sentimento de gratidão e reconhecimento não só às entidades privadas, contratadas para o desenvolvimento de todas estas ações, mas “pela forma como os nossos trabalhadores se empenharam de uma forma determinada, de uma forma direi mesmo aguerrida, para que nos prazos demasiadamente apertados, conseguíssemos ter as nossas escolas prontas no dia da abertura dos estabelecimentos de ensino”.

A vereadora com o pelouro da educação, Maria de Fátima Soares, destacou que: “A satisfação é global em relação ao início do ano letivo e a todas as alterações que conseguimos fazer no parque escolar, saliento o facto de que todas as escolas já foram intervencionadas, excepto a escola do Samouco, que irá ser ampliada no próximo ano”.

“Acrescento que também fizemos uma intervenção no jardim de infância do Samouco com a colocação de um piso novo, que também estava muito degradado, ainda no decorrer deste ano refiro a impermeabilização do jardim de infância da Restauração e nestas férias letivas também recuperámos o pavilhão da Restauração, pintura e chão, ficou tudo reparado”, disse a vereadora.

“Iniciámos no dia 13 de setembro a receção à comunidade educativa com o passeio no Bote Leão para docentes e não docentes, e vamos ter ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro, várias atividades dedicadas à comunidade educativa”, concluiu Maria de Fátima Soares.

Saiba mais sobre a requalificação do parque escolar do concelho

Saiba mais sobre as instalações provisórias na Escola do Valbom

Saiba mais sobre a Receção à Comunidade Educativa

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze