Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Câmara investe na Freguesia do Samouco

Reuniaocma2 1 750 2500
28 Junho 2019

No período de antes da ordem do dia da reunião de câmara realizada em Samouco, no dia 26 de junho, o presidente do município deu conta de um conjunto de ações e projetos a desenvolver nesta freguesia.

Higiene Urbana
Fernando Pinto começou por referir que a freguesia do Samouco foi abrangida pela medida de, no período do verão, recolher os resíduos sólidos na madrugada de domingo nos contentores situados nas praças da República e do MFA. Esta medida teve início no dia 23 de junho e no concelho abrange 11 contentores subterrâneos (moloks) e 47 contentores de superfície.

Referiu também que a autarquia levou a efeito, de 17 a 19 de junho, uma ação de limpeza dos coletores no concelho, com maior expressão na vila do Samouco e que também foram limpos os troços das redes no Samouco (1100 metros), Alcochete (650 metros) e São Francisco (200 metros).

Espaços Verdes
O autarca informou que os espaços verdes no concelho ocupam uma área total de 174.000 m2, distribuídos pelas freguesias de Alcochete (93.500 m2), São Francisco (45.620 m2) e Samouco (33.941 m2) e que o município tem tido necessidade de recorrer a empresas externas para “ter esses espaços verdes cuidados”, mas que também, em simultâneo, vai investir na contratação de mais trabalhadores e na aquisição de equipamentos e maquinaria para que os trabalhos sejam feitos pelos serviços municipais.

“Na próxima semana ou na seguinte, estaremos em condições de iniciar, num trabalho desenvolvido pelos nossos trabalhadores, à requalificação paisagística das praças da República, José Coelho e da Liberdade e no beco das Flores”, disse.


Rede Viária
Em relação à rede viária, Fernando Pinto afirmou que “estão a ser desenvolvidos, na contratação pública, os processos para colocar novos pavimentos em algumas estradas do Samouco, nomeadamente nas ruas do Poder Local e do Mercado, na urbanização da Quinta da Caixeira e no troço da via entre a rotunda da Ti Estrudes e a rotunda da fonte.

O vereador Pedro Lavrado também informou que na rua Dr. Manuel da Cruz Júnior, no troço entre as duas rotundas, serão criados alguns passeios, requalificados os lancis e construído um cais para albergar os contentores do lixo e da reciclagem, à semelhança do que também vai acontecer nas ruas do Mercado, Capitães de Abril e do Poder Local e que o investimento na rede viária no Samouco rondará os 92 mil euros. O autarca anunciou ainda que o município vai também requalificar a Estrada Municipal 501, que liga o Samouco a Alcochete, no troço entre o fórum cultural e a quinta de Francisco Elias, obra que terá um custo de 146 mil euros.


Educação
No que se refere à requalificação da escola básica do Samouco, o presidente da câmara informou que o projeto está concluído, estando agora em fase de elaboração dos projetos das especialidades.

“Não é uma mera requalificação, pois vamos proceder à ampliação da escola com a criação de mais duas salas de aula, duas salas de trabalho, uma biblioteca, a instalação de um elevador que agora é obrigatório por lei, e a requalificação do pavimento, da pintura, do ar condicionado, dos estores e das janelas, num investimento que ascende a 800 mil euros”, disse, adiantando ainda que “no imediato se vai proceder à substituição do pavimento no interior do jardim-de-infância do Samouco, que se encontra danificado e que terá um custo de 30 mil euros”.

Parques Infantis
Os parques infantis do concelho também vão ser requalificados num investimento total de 140 mil euros, estando este processo em fase de contratação pública. “Vamos começar precisamente com a remodelação do parque infantil da praia do Samouco, em que foram retirados os equipamentos por motivos de segurança, seguindo-se o parque infantil do jardim-de-infância do Samouco e o parque infantil da Quinta da Caixeira e o investimento nestes três parques será da ordem dos 36 mil euros”, referiu.

Infraestruturas Desportivas
No que se refere ao campo de futebol da Quinta da Praia, o autarca salientou que vai ser dada continuidade “ao trabalho iniciado no ano passado com a instalação do piso sintético”. “É nosso propósito proceder à requalificação do espaço envolvente ao piso sintético, com a colocação de mais sintético, e requalificar a bancada e os balneários, sendo que neste momento está em fase de adjudicação a colocação do sistema de rega”, afirmou.


Espaços Públicos
Quanto ao parque de merendas do Samouco, a autarquia assegura a sua abertura ao público todos os dias, do mês de junho até final de outubro, tendo sido contratada uma empresa que, para além da vigilância, também assegura a limpeza do parque de estacionamento e dos espaços envolventes aos balneários”, um serviço que tem um custo de 15.000 euros.

Fernando Pinto deu conta de que a limpeza nesta época balnear das praias do Samouco e de Alcochete foi adjudicada à empresa Ecoambiente por 70 mil euros e será assegurada entre os meses de junho e de setembro. “A empresa está a trabalhar todos os dias com limpeza mecanizada e manual e vem ao Samouco três dias por semana”, informou.

O autarca deu conta de que os trabalhadores municipais realizaram uma ação de limpeza da praia do Samouco no final de maio e que, mais recentemente, “um conjunto de mariscadores e cidadãos do Samouco se mostraram disponíveis para arregaçar as mangas e dar uma configuração diferente ao espaço envolvente da praia”.

“Por iniciativa de um conjunto de mariscadores e de cidadãos do Samouco foi decidido que os mariscadores saíssem do parque de estacionamento destinado a quem frequente a praia e passassem para o outro lado, que é um terreno privado, e a colaboração que foi pedida à câmara foi que disponibilizasse uma viatura pesada para fazer a recolha do lixo e estamos a falar de 8 toneladas de lixo”, explicou o presidente da câmara, acrescentando ainda que a autarquia colaborou também com a colocação de sinalética. “Para este conjunto de mulheres e homens só tenho duas palavras: muito obrigada”, disse.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze