Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

“À Volta da Língua” junta literatura e gastronomia da lusofonia

59682464 2580387881988982 1828129782747889664 o 1 750 2500
10 Maio 2019

“À Volta da Língua” juntou em Alcochete os saberes e os sabores da Lusofonia. Durante 3 dias, de 3 a 5 de maio, a câmara municipal e a Associação de Especialistas para a Cooperação e Desenvolvimento promoveram animações de leitura, exposições, teatro, poesia e a gastronomia dos países de expressão portuguesa.

Para o vereador da cultura, Vasco Pinto, esta primeira edição do encontro “À Volta da Língua” apresentou uma programação muito diversificada “onde se promoveu a Lusofonia através do teatro, da gastronomia e da literatura, que contou com a adesão do público e que deixou o mote para futuras edições”.

“Deixo um agradecimento à AECODE e a todos os parceiros que se envolveram na programação deste evento, que teve com principal objetivo promover a Língua Portuguesa e multiculturalidade dos países pertencentes à CPLP”, acrescentou o autarca.

A Inauguração da exposição coletiva de artista da lusofonia na Galeria Municipal marcou o início do evento, na sexta-feira, 3 de maio, e nessa mesma noite a Andante Associação Artística voltou ao palco do Fórum Cultural de Alcochete com o espetáculo “À Volta da Língua”.

Pode visitar a exposição até 31 de maio e conhecer as obras de: Antonieta Figueiredo (Portugal), Erika Jâmece (Angola), Inês de Sousa Cardoso (Portugal), Ismaël Sequeira (São Tomé e Príncipe), Lino Damião (Angola), Lita Duarte (Portugal), Mafalda D’Eça (Portugal), Marco Ayres (Portugal), Sidney Cerqueira (Cabo Verde) e Zito Delgado (Cabo Verde/Portugal).

Destacamos, no dia 4, o showcooking no Mercado Municipal com a participação de Eunice Meneses, autora do livro “O Tempero da Morena”, que proporcionou aos participantes, agradáveis momentos de degustação de uma moqueca de peixe e duas versões de pudim de leite condensado com parmesão. 

Paralelamente, restaurantes de Alcochete aderiram ao evento e confecionaram ementas típicas de países da CPLP que integraram nos seus menus, nomeadamente, Alternativa, Casa Velha, Joana Come a Tapa, O Puro, Rangla Punjab 2, Vira Prato e Wine Up.

Após a inauguração da exposição “3 Povos, 2 Continentes, 1 Língua” de Alexandre Costa, teve início na Biblioteca de Alcochete o encontro com os escritores Ana Cristina Silva, Isabel Figueiredo, Kissamá de Castro, Nuno Camarneiro e Tomás Lima Coelho, que partilharam e discutiram as suas ideias em torno da língua portuguesa e da sua importância no mundo.

Além das atividades para crianças que decorreram no jardim da Biblioteca de Alcochete, realizaram-se, nos dias 4 e 5, dois passeios literários a bordo do Bote Leão. Mais de 60 pessoas disfrutaram de um aprazível passeio no Tejo, envolvidos na leitura de contos, crónicas e poemas de autores como Mia Couto, Luís Fernando Veríssimo, José Agualusa e Rui Pereira, num ambiente de partilha cultural através da literatura.

“À Volta da Língua – Encontro com Escritores da Lusofonia” contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Alcochete, da Andante Associação Artística, da Alfarroba Edições, assim como das editoras Leya, S. Quixote, Caminho e Planeta.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze