Câmara tem nova identidade corporativa

Dsc 7666 1 750 2500
25 Janeiro 2019

A nova identidade corporativa do Município de Alcochete foi ontem apresentada no salão nobre dos Paços do Concelho.

Numa sessão dirigida a autarcas locais, chefes de divisão, coordenadores e funcionários da câmara municipal, que de forma mais direta utilizam a imagem do município, assim como entidades e empresas que trabalham diretamente com a autarquia, foi pela primeira vez apresentado o novo logótipo.

“O logótipo tem de representar aquilo que é identitário deste povo, a sua gastronomia ímpar, que vem em grande parte do rio, e o rio está ali representado, a nossa história, pois aqui nasceu o rei D. Manuel I, aqui nasceu também o Santo Padre Cruz, e neste capítulo temos memória, temos história que queremos promover”, disse o presidente da câmara que sublinhou: “É esta imagem que queremos projetar para o futuro”.
Fernando Pinto adiantou ainda que a nova imagem vai ser replicada nas viaturas municipais, no novo fardamento e nos documentos oficiais do município.

Paralelamente à apresentação da nova imagem, o técnico do município responsável pela criação da identidade corporativa do município, Rafael Rodrigues, também apresentou o manual que integra o processo de construção da mesma, o símbolo, a utilização das cores, a escolha de tipografia, a proporcionalidade e a organização dos elementos que a integram.

Este manual integra as normas base para a correta aplicação da identidade corporativa do município de forma a assegurar a identificação da marca Alcochete.

Os atributos que tornaram Alcochete no que é hoje e que devem ser valorizados, honrando a memória e valorizando o futuro estiveram na génese da criação do símbolo, que de forma sucinta apresentamos:

1. A utilização da coroa homenageia o rei D. Manuel I nascido em Alcochete em 1469 e que lhe concedeu foral em 1515

2. “As Barrocas do Mar” promontório onde se destaca a Capela de Nossa Senhora da Vida, um ícone do Património concelhio, pontuada pela beleza dos candeeiros que enobrecem o recorte da paisagem

3. O Rio constitui-se como elemento agregador, que disciplina a paisagem e marca o dia a dia e as vivências do concelho, intensificando a luz e o carisma dos conjuntos arquitetónicos.

4. A amplitude da frente ribeirinha do concelho, debruçada sobre o Tejo, reveste-se de magia ao pôr do sol, moldando o estuário com tons e contrastes que enquadram um dos seus maiores cartões de visita

5. As Pontes marcam a história e a identidade do concelho enquanto ponto de partida e de chegada, de regresso ao passado e de projeção do futuro.

6. Em termos formais existe uma inspiração na heráldica tradicional, assumindo uma linguagem contemporânea que lhe confere originalidade e distinção, exaltando a forte componente identitária do concelho.

O Manual de Identidade Corporativa pode ser consultado e está disponível para download aqui.

A iniciativa encerrou as comemorações do 121º aniversário da Restauração do Concelho.

Dsc 7720 1 1024 2500
Dsc 7739 1 1024 2500