Bacalhau é anfitrião na 1.ª Semana Gastronómica de Alcochete

Sg 1 750 2500
31 Outubro 2018

De 9 a 18 de novembro, o bacalhau é anfitrião na "1.ª Semana Gastronómica de Alcochete" que vai decorrer em 28 restaurantes aderentes. E para assinalar a abertura deste evento gastronomico no dia 10, às 11h00, no mercado municipal, há showcooking com o Chef Rodrigo Castelo, vencedor do prémio Troféu Portugal 2018.

Açorda de bacalhau, cataplana de bacalhau, risoto de bacalhau ou niguiris de bacalhau fresco braseado com amêndoa são apenas algumas das inumeras especialidades que poderá degustar durante esta Semana e que conta com a participação de restaurantes das três freguesias do Concelho.

"Bacalhau com Todos" foi o tema escolhido pela Câmara Municipal de Alcochete para esta primeira edição, uma vez que o bacalhau é um bem alimentar enraizado na história local, principalmente nas vertentes económica e alimentar, com a exploração das marinhas de sal e com as indústrias de secagem. Não é, por isso, de estranhar que em Alcochete se encontre pratos de bacalhau confeccionados de várias formas todas elas saborosas.

Dada esta ligação, a Câmara Municipal, em parceria com a Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal (ACISTDS) e a Riberalves, lançou o desafio e 29 restaurantes aceitaram ter o bacalhau como fonte de inspiração nas ementas locais.

Para assinalar a abertura deste evento, no dia 10 de novembro, às 11h00, o Chef Rodrigo Castelo vai realizar um showcooking no mercado municipal com a confecção de uma entrada e dois pratos de bacalhau. Com um conjunto de prémios alcançados na área da gastronomia, Eodrigo Castelo é proprietário da Taberna Ó Balcão em Santarém e no seu currículo consta um consistente repertório gastronómico de inspiração tradicional e regional.

Com a realização da Semana Gastronómica "Bacalhau com Todos" pretende-se valorizar o bacalhau como um produto gastronómico que apresenta uma grande qualidade e versatilidade.

Saiba quais os restaurantes aderentes:

Alcochete

Adega dos Sabores com Açorda Alentejana com Bacalhau