Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Meeting Desporto reuniu profissionais de excelência em Alcochete

Noticia mdesporto18 1 750 2500
15 Outubro 2018

O mundo do desporto esteve em grande destaque na passada sexta-feira, 12 de outubro, no fórum cultural onde se realizou o Meeting Desporto’18, um evento organizado pela One-Link Management e que contou com um painel de oradores de excelência.O presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, integrou a comissão de honra deste evento que, ao longo do dia, contou com a participação de vários profissionais que partilharam reflexões, metodologias e projetos diversificados e que espelharam várias facetas do mundo desportivo.

“Que balanço extraordinário podemos fazer desta 3.ª edição do Meeting de Desporto. (…) Este dia enriqueceu-me, (re)vivi experiências e histórias e aprendi muito neste dia com a participação extraordinária de homens e mulheres que deram um contributo fundamental para, em conjunto, pensarmos o desporto”, concluiu o presidente do Município sobre este evento.

Muito antes, na sessão de boas-vindas, Fernando Pinto subordinou a sua intervenção à importância do desporto escolar no desenvolvimento de um aluno principalmente quando a temática da obesidade infantil está na ordem do dia no panorama escolar.

“A atividade física e desportiva assume particular destaque na dimensão da saúde, colaborando no incremento de novas práticas e estilos de vida mais saudáveis, hoje com enorme importância face ao problema do excesso de peso e da obesidade nas faixas etárias mais baixas”, salientou o autarca que, neste contexto, não descurou a importância que a Escola, e todos os seus intervenientes, assume na construção e desenvolvimento cívico do público escolar.

“Os estabelecimentos de ensino em muitas circunstâncias serão os berços para muitas das nossas crianças descobrirem a oportunidade que lhes faltava para realizarem e desenvolverem as suas capacidades físicas, relacionais e psicológicas”, referiu o presidente do Município que acrescentou ainda que a escola é, por isso, “(…) um espaço privilegiado para fomentar não só os hábitos saudáveis, mas também competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam a responsabilidade, a disciplina, a tolerância, o respeito e a perseverança”.

O mentor deste evento, Carlos Paixão, abriu o ciclo de intervenções e não escondeu a sua felicidade por ter conseguido reativar este projeto que acredita que reúne todas as condições para ter continuidade e “espaço no debate desportivo em Portugal”.

“Foi fundamental acreditar no sonho e nunca desistir de lutar pelos valores que sempre defendi. E a prova está aqui, onde uma nova vontade viu a importância deste projeto e desde a primeira hora esteve disponível e totalmente aberta a dar continuidade. Nunca desisti!”, salientou Carlos Paixão que, perante uma plateia jovem deixou ainda o repto: “Obrigado por me deixarem sonhar e espero que percebam algo lindíssimo na vida, qualquer um pode realizar projetos sem qualquer interesse ou contrapartida, basta sonhar e nunca desistir”.

O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, encerrou as intervenções de boas-vindas e destacou a interligação que o desporto pode assumir com outras áreas de intervenção tão importantes como a saúde, o turismo, o urbanismo e a inclusão social.

Tendo como apresentadores/ moderadores as jornalistas da TVI Cláudia Lopes e Patrícia Matos, o jornalista Henrique Garcia e o diretor do jornal Record, António Magalhães, passaram pelo painel de oradores Alexandre Mestre (advogado de direito desportivo), Juan Andrés (arquiteto de infraestruturas desportivas), Albino da Conceição (ex-Ministro para a Juventude e dos Desportos de Angola), Norberto Rodrigues (subintendente da Polícia de Segurança Pública), António Bessone Basto (ex-atleta olímpico), Carlos Lopes (ex-atleta e campeão olímpico), Paulo Futre (ex-futebolista), Catarina Barosa (diretora conteúdos Tema Central) , Gonçalo Santos (coordenador “Futebol de Rua” – Associação CAIS) e Luís Figueiredo (vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo).

Autarcas de Alcochete e Montijo encerraram Meeting Desporto’18

“Juntos pelo Desporto” foi o painel que encerrou este dia repleto de conhecimento e interação entre agentes e profissionais desportivos e que desafiou os presidentes do Município de Alcochete, Fernando Pinto, e do Município do Montijo, Nuno Canta, a abordarem questões diversas relacionadas com as políticas desportivas locais.

Com moderação do jornalista Henrique Garcia, os autarcas apresentaram as suas perspetivas e visões quanto ao desporto nos respetivos concelhos.

Nuno Canta enumerou o conjunto de personalidades do Montijo que se têm destacado em várias modalidades desportivas, assim como Fernando Pinto que aproveitou ainda para dar conta aos participantes dos esforços realizados pela câmara municipal para que um dos estabelecimentos de ensino de Alcochete tenha a modalidade de ensino de alto rendimento, permitindo a todos os alunos prosseguir com os seus estudos ao mesmo tempo que praticam desporto de alta competição.

Quanto a investimentos nesta área, Fernando Pinto adiantou que uma das prioridades tem sido a requalificação dos equipamentos e infraestruturas desportivas existentes no concelho para que elas possam ter a devida rentabilidade pelo movimento associativo.

A requalificação do pavilhão municipal do Samouco, que está em curso, a requalificação do ringue no Passil já concluída e a colocação de relva sintética num dos campos municipais no Samouco também a decorrer são exemplos de intervenções realizadas nesse sentido e que são já uma realidade.

O Meeting Desporto Alcochete, cuja dinamização contou também com a colaboração dos alunos do Turismo do Agrupamento de Escolas de Alcochete, prolongou-se até ao dia 13 de outubro, dia em que os participantes puderam conhecer alguns dos atrativos turísticos de Alcochete através de um passeio pedestre nas Salinas do Samouco e de um passeio a bordo do Bote Leão.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze