Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Executivo atribui voto de louvor ao Aposento do Barrete Verde

Dsc 2083 1 750 2500
23 Agosto 2018

Com a concordância de todo o Executivo Municipal foi consensual a proposta de um voto de louvor à direção do Aposento do Barrete Verde de Alcochete por mais uma edição das Festas do Barrete Verde e das Salinas, que decorreram de 10 a 16 de agosto, na vila de Alcochete.

Na reunião de câmara descentralizada na Fonte da Senhora, que se realizou ontem, dia 22 de agosto, o presidente da câmara municipal de Alcochete, Fernando Pinto, apresentou a referida proposta, começando por destacar o prestígio e a forte identidade local das Festas.

“As Festas do Barrete Verde e das Salinas são uma organização de uma estimada agremiação regionalista que é o Aposento do Barrete Verde, que festejou na passada segunda-feira o seu 74.º aniversário (…), festividades que misturam, numa simbiose perfeita, aquilo que mais de religioso existe no que diz respeito ao culto a Nossa Senhora da Vida com o aspeto pagão que tem a ver com a popularidade das festas”, referiu o autarca.

“As festas visam homenagear três figuras da nossa História, de um passado que nos orgulhamos de ter no livro da nossa vida, que são o campino, o salineiro e naturalmente o forcado e servem de ponto de encontro de várias gerações que, ao longo de mais de 70 anos de existência, têm vindo a acontecer em Alcochete”, considerou o autarca, que não esqueceu os alcochetanos emigrantes que regressam à sua terra natal no mês de agosto para estarem presentes nas festas. “Para nós é um motivo de orgulho e desejo envolve-los a todos num abraço fraterno e de amizade e sobretudo de muita saudade”, acrescentou.

O presidente da edilidade sublinhou também que o Aposento do Barrete Verde “tem na sua sede um dos poucos museus taurinos do País e tem o objetivo não só de organizar e realizar as Festas mas fundamentalmente de promover e divulgar aquilo que são os nossos usos e costumes, aquilo que são as nossas tradições”. “Revejo no Aposento do Barrete Verde, de uma forma muito particular, a alma alcochetana e saúdo de forma efusiva todos aqueles e aquelas pessoas que compõem os órgãos sociais do Aposento do Barrete Verde”, sublinhou.

No âmbito das Festas do Barrete Verde e das Salinas, que decorreram de 10 a 16 de agosto, o presidente da câmara municipal, no período de antes da ordem do dia da reunião, também agradeceu aos trabalhadores municipais, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete (AHBVA) e à Guarda Nacional Republicana, três referências “que é justo que sejam feitas”, disse.

O autarca destacou em primeiro lugar “o papel preponderante dos trabalhadores da nossa autarquia na colaboração estreita com a direção do Aposento de modo a que tudo aquilo que é apoio logístico tivesse sido concretizado na íntegra, praticamente em tempo recorde”, referência que levou o vereador Pedro Lavrado a apresentar também um voto de louvor aos trabalhadores camarários pelo esforço e empenho na preparação das festas”. “Foram dias de muito trabalho para eles, de muitas dificuldades e mesmo durante as festas foram chamados para várias intervenções e agora, após as festas, continuam a trabalhar arduamente para que tudo esteja rapidamente normalizado”, sublinhou.

O presidente da câmara também fez um agradecimento público aos bombeiros voluntários de Alcochete, uma vez que “nunca é demais lembrar que estamos a falar de uma corporação de voluntários e que a sua forma altruísta, ímpar e inigualável de estar perante a comunidade deve ser agraciada por todos”.

“Todos os anos, a AHBVA com muito sacrifício (humano e disponibilização de equipamentos e viaturas), numa parceria com corporações vizinhas, predispõe-se a dar o seu contributo na preservação da segurança, agindo não só de uma forma preventiva mas também quando foi chamada para socorrer quem dos bombeiros necessitou durante o período festivo”, disse.

Fernando Pinto também destacou a ação da GNR “a quem reconhece uma escassez enorme de recursos, quer humanos, quer técnicos, mas que ainda assim, em colaboração muito estreita com o Comando do Destacamento Territorial do Montijo/Alcochete, e inclusivamente o Destacamento Distrital, conseguiu ter um dispositivo de segurança com uma intervenção extremamente ativa”. “Devemos sentir orgulho por aquilo que foi o papel tranquilo, diria solene, do dispositivo policial da GNR (…) com uma atitude que considero inigualável e com boa capacidade de resposta”, frisou.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze