Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Câmara inaugura exposição "Trabalho, Bravura e Valentia"

Destaque 1 750 2500
10 Agosto 2018

A câmara municipal inaugurou ontem, 9 de agosto, a exposição “Trabalho, Bravura e Valentia” que através de fotografias, pintura, esculturas e indumentárias evoca as figuras do Forcado, do Salineiro e do Campino, as quais estão intrinsecamente na génese das gentes de Alcochete e na essência das Festas do Barrete Verde e das Salinas.

“É uma satisfação muito grande termos, durante as Festas do Barrete Verde e das Salinas, uma exposição que assenta precisamente naquilo que são as três pedras basilares da nossa história”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Alcochete reforçando a importância que o Forcado, o Salineiro e o Campino tiveram na história do Concelho, sendo por isso necessário nunca descurar uma homenagem a estas personalidades.

“É muito importante nunca perdermos as nossas origens, olharmos com orgulho para o nosso passado e para o que os nossos antepassados fizeram e nos deixaram”, disse Fernando Pinto deixando o convite para que todos visitem esta exposição para “(…) que possam comungar daquilo que tem a ver com o nosso passado, o qual muito nos orgulhamos de promover e deixar claro que estas são as nossas origens”.

Com uma componente visual muito forte, o vereador da Cultura, Vasco Pinto, explicou que o conceito que esteve na base desta exposição foi precisamente “contar a história local a partir de imagens e de peças muito caraterísticas e singulares que são também trabalhos excecionais que vão perdurar para a vida”.

Para além de peças que integram a coleção do museu municipal, a exposição foi enriquecida com peças e indumentárias do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, do Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde e dos artistas António Cruz, Jorge Alexandre, Pedro Cabral e Pedro Gil.

Com esta exposição “(…) contribuímos para que estas três figuras perdurem de geração em geração porque aquilo que nos identifica enquanto povo é a nossa história e não podemos olhar para o futuro sem reconhecermos quem somos e de onde viemos”, disse também Vasco Pinto lançando o desafio a todos para visitarem o núcleo sede do Museu Municipal onde se encontra um acervo mais alargado sobre as origens do concelho.

Patente ao público até 7 de setembro, a exposição “Trabalho, Bravura e Valentia” poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h30. Durante as Festas do Barrete Verde e das Salinas, de 10 a 16 de agosto, o horário de visita é alargado das 18h00 às 24h00.

Destaque2 1 1024 2500
Destaque3 1 1024 2500
Destaque4 1 1024 2500
Destaque5 1 1024 2500

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze