Município de Alcochete vai reintegrar S.Energia

Am senergia abr18 1 750 2500
26 Abril 2018

No passado dia 23 de abril, a assembleia municipal aprovou, por unanimidade, a reintegração do Município de Alcochete na S.Energia – Agência Regional de Energia, sendo esta fundamental para o cumprimento das medidas contempladas no PAES, o plano de ação para a energia sustentável, e que tem como meta a redução em 20% a emissão de gases com efeitos de estufa até 2020.

Com o pelouro da eficiência energética, o vereador Vasco Pinto explicou a importância desta reintegração para o Município: “esta reintegração ajudará ao cumprimento das metas mas também à implementação de medidas de promoção de utilização de energias renováveis e de ações de formação junto da comunidade escolar, munícipes e empresas”.

“No fundo, a S.Energia desempenhará um papel ativo no concelho para a implementação de melhores práticas energéticas e haverá uma equipa de trabalho, da qual farão parte os técnicos do Município, para implementação do plano, até porque estamos obrigados a enviar à comunidade europeia quais as medidas já implementadas e que comprovem a operacionalização do PAES”, informou ainda Vasco Pinto.

A recordar que em 2008, o Município de Alcochete aderiu à S.Energia e que, em 2014, em virtude do plano de saneamento financeiro, Alcochete desvinculou-se desta agência.

Numa retrospetiva, o vereador Vasco Pinto relembrou que em 2013, o Município de Alcochete aderiu ao Pacto dos Autarcas estando, desde essa data, comprometido a reduzir em 20% a emissão de gases com efeitos de estufa até ao ano 2020, um compromisso que esteve na base da criação do PAES.