Recomendações para eventos públicos face ao COVID´19
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Alcochete reuniu hoje, dia 5 de março, para analisar a problemática relativa ao COVID´19 e deliberou que sejam divulgadas as recomendações em relação à realização de eventos públicos ou de massas, que podem potenciar a disseminação de doenças infeciosas, nos termos que se seguem.
“A Direção Geral de Saúde informa que, à data, a decisão de participar ou não neste tipo de eventos pertence a cada cidadão.
Contudo, para todos os eventos públicos deve ser efetuada uma avaliação de risco em articulação com as autoridades de saúde locais, antes de decidir organizar, prosseguir, restringir, modificar, adiar ou cancelar o evento.
Recomenda-se de forma ativa e com ampla divulgação ao público e trabalhadores do evento para não comparecerem se estiverem doentes, tenham estado em contacto com um caso confirmado de COVID-19 ou se estiveram numa área com transmissão comunitária nos últimos 14 dias.
Em caso de suspeita de aparecimento de sintomas (febre, tosse ou eventual dificuldade respiratória) ligar para Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) através do 808 24 24 24, seguir todas as orientações e aguardar com tranquilidade.
Para informações mais detalhadas sobre o que fazer devem consultar a informação 006/2020 de 28/02/2020 da Direção Geral de Saúde em: