Plano de coordenação aprovado para as Festas do Samouco
A Câmara Municipal, em articulação com os Bombeiros Voluntários de Alcochete, a Guarda Nacional Republicana e a Junta de Freguesia do Samouco, elaborou o plano de coordenação para proteção civil nas Festas Populares do Samouco, que decorrem entre os dias 12 e 17 de julho. Este plano foi aprovado por unanimidade na reunião descentralizada no Passil no dia 11 de julho.
O plano de coordenação surge da necessidade de constituir um dispositivo de prevenção e resposta integrado, adequado ao risco acrescido e identificado, com elevado grau de prontidão, o que constitui um objetivo do Serviço Municipal de Proteção Civil, que promove ações preventivas para salvaguardar a segurança de pessoas e bens.
A elaboração do plano de coordenação é essencial para a obtenção de um bom planeamento e organização das operações de socorro e segurança, minimizando prejuízos e salvaguarda de bens e vidas e estará em vigor de 12 a 18 de julho.
O posto de coordenação vai funcionar na rua do Estuário, os bombeiros voluntários de Alcochete vão ter um dispositivo de 13 homens durante o evento, em estado de prontidão permanente, e a GNR assegura a segurança dos locais considerados nevrálgicos, em especial nos locais dos espetáculos, parques de estacionamento e vias interditas à circulação e estacionamento.
No que respeita à execução do plano de coordenação, a sua direção política cabe ao presidente da câmara municipal, a coordenação institucional responsável pela gestão operacional cabe a comissão municipal de proteção civil de Alcochete e a responsabilidade de atuação prioritária cabe a cada um dos agentes de proteção civil na sua área de competência (Bombeiros Voluntários de Alcochete, GNR e Instituto Nacional de Emergência Médica (112).
Durante as Festas Populares do Samouco alguns arruamentos estão interditos ao trânsito e estacionamento e serão assinalados os corredores de emergência, apelando-se assim à colaboração e compreensão dos munícipes e visitantes.