Município cria novas instalações no Centro de Recolha de Animais








Continuamos a trabalhar por Alcochete!
A construção das novas instalações do Centro Oficial de Recolha de Animais de Companhia de Alcochete está em fase de conclusão e representa um investimento de 298.817,05 euros + IVA numa infraestrutura com condições inexistentes até à presente data no concelho.
Este Centro está projetado para alojar cães vadios ou errantes, encontrados na via pública ou em quaisquer lugares públicos, e animais perigosos que apresentem riscos para a segurança de pessoas ou outros animais, para executar campanhas de profilaxia médica e sanitária e programas e ações que visem o bem-estar animal.
Em termos programáticos, o novo Centro cumpre a legislação aplicável e todas as dimensões e materiais utilizados estão em conformidade com os direitos e bem-estar dos animais.
O conjunto edificado foi organizado em dois edifícios de piso único, o edifício de serviços e o canil, com implantação articulada entre si por passeio envolvente, implantando-se em área adjacente aos volumes edificados a nascente e norte.
O edifício de serviços, com uma área de implantação/construção de 163,39m2, garante as seguintes valências: zona de receção; gabinete veterinário; sala de fármacos; sala de tratamentos/esterilização; sala de operações; zona de higienização; armazém de cadáveres; armazém de rações; armazém de material de captura; e instalações sanitárias.
O canil, com a mesma área de construção, organiza-se em duas alas de celas destinadas aos canídeos, com um corredor central que permite o acesso às boxes, bem como a garantia de segurança para animais e tratadores. Totaliza no seu conjunto 16 celas interiores, das quais duas são destinadas para quarentena, e 14 celas exteriores. As frentes das boxes têm aplicados comedouros rotativos e bebedouros com enchimento automático.
O espaço exterior é delimitado por passeio, garantindo-se a correta ligação entre as duas valências, possibilitando a existência de quatro lugares de estacionamento de viaturas. A câmara municipal irá, ainda, instalar um parque canino no exterior para momentos de lazer dos animais, bem como reabilitar um dos espaços já existentes para gatil.