Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Município apoia CENSA na construção de creche

1200x628 facebook shares  1  1 750 2500
12 Janeiro 2021

O Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, a celebração de um protocolo com o CENSA – Centro Social de São Brás do Samouco que visa apoiar esta instituição na construção de uma creche para acolher crianças dos 3 meses aos 3 anos de idade, uma necessidade que é sentida pela população da freguesia do Samouco. O município aprovou assim a atribuição de um apoio financeiro de €150.000 a pagar em três tranches, nos anos de 2021, 2022 e 2023, em função do cronograma e do prazo de execução da obra.

O referido apoio financeiro está condicionado à comparticipação estatal no âmbito da candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 2.ª Geração (PARES 2.0) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

“2021 é um ano em que o nosso foco, a nossa maior atenção vai estar centrada na área social, não só nas iniciativas que iremos promover, como nos apoios que certamente daremos às instituições particulares de solidariedade social como o CENSA”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Alcochete.

Fernando Pinto disse ainda que o CENSA “tem uma missão altruísta de muita importância, de auxílio à freguesia do Samouco e não só e tem todo o mérito no trabalho desenvolvido ao longo da sua existência” e que é “uma instituição que, através da sua prática diária e das respostas sociais que apresenta, tem como objetivo estratégico a construção de uma unidade de creche”. Para o autarca, o apoio ao CENSA significa “fazer parte da solução e da colaboração estreita com uma IPSS que pretende adquirir um espaço contíguo ao atual edifício que vai permitir aumentar a disponibilidade para acolher mais crianças”.

Por sua vez, a vereadora da Educação e Desenvolvimento Social, Fátima Soares, destacou que “é de uma enorme coragem a direção do CENSA avançar com esta obra”. “Como é do conhecimento geral, as IPSS do nosso país, de um modo geral, atravessam uma crise enorme, que não é de agora, mas que é agora sentida de forma mais aguçada devido à pandemia”, referiu Fátima Soares. A autarca disse que tem de existir mais apoios do Governo a estas instituições “que fazem o papel social que o Governo devia assumir” e sublinhou que o CENSA “é uma instituição de valor” que pode contar com o apoio desta Câmara Municipal.

O CENSA – Centro Social de São Brás do Samouco é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem como missão contribuir para a promoção e auxílio da população da freguesia do Samouco através da prestação de serviços e outras iniciativas de promoção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidades, nomeadamente no domínio do apoio à infância, à família e à integração social e comunitária, entre outras respostas sociais.

A construção da unidade de creche encontra-se projetada para um local central da vila do Samouco, servido por transportes e de fácil acesso a pessoas e viaturas, com proximidade a outros estabelecimentos de apoio social, de saúde e de âmbito recreativo e cultural, bem como a parques urbanos e outros espaços naturais, com uma área bruta de construção total de 665m2, repartida por três pisos.

Município de Alcochete © 2020 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze