Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Governo em Alcochete na abertura do ano escolar

Img 8646 1 750 2500
23 Setembro 2020

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e o Secretário de Estado da Educação, João Costa, visitaram na passada sexta-feira, dia 18 de setembro, a Escola Secundária de Alcochete, a propósito do arranque do novo ano escolar.

Durante a visita, o primeiro-ministro informou que as escolas portuguesas têm este ano “mais 3.000 professores e mais 900 técnicos especializados” e anunciou a contratação de mais 1500 assistentes operacionais.

O primeiro-ministro aproveitou para falar com professores, auxiliares e alunos e deixar algumas recomendações importantes, nomeadamente, no que diz respeito ao uso generalizado por todos da aplicação “StayAway Covid”, e o cumprimento das normas da Direção Geral de Saúde. “Se dentro da escola andarmos com máscaras, mantivermos a distância física, a higiene das mãos, tudo isso é fundamental, mas se quebrarmos estas regras a caminho de casa, nas festas dos jardins, nos convívios e noutros espaços, comprometemos o esforço que está a ser feito em cada escola. Aquilo que eu peço, encarecidamente, é que respeitem fora da escola as regras que temos de ter para todos nos mantermos em segurança e para que a escola não volte a parar”, afirmou António Costa.

O dia ficou também marcado pela inauguração da Escola Nº2 de Alcochete, que foi alvo de uma requalificação e ampliação com um valor aproximado de dois milhões de euros. Com a conclusão da empreitada, o Centro Escolar do Valbom tem agora capacidade para 168 alunos do ensino básico e para 50 alunos de pré-escolar. Na inauguração do estabelecimento escolar, o presidente da câmara Fernando Pinto agradeceu à diretora do Agrupamento de Escolas de Alcochete, à comunidade educativa, aos colaboradores da autarquia, aos agentes económicos e ao governo português que permitiram a execução do projeto. “O nosso desígnio é apostar na educação porque entendemos que a educação é a base da vida”, afirmou o presidente da câmara municipal e acrescentou que “apostar na educação é sempre um trabalho inacabado e hoje demos mais um passo naquilo que é o contributo fundamental do município para o enriquecimento da educação das nossas crianças e jovens”.

O Ministro da Educação tem acompanhado o trabalho da câmara municipal em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Alcochete, “e agradeceu à câmara municipal por este compromisso partilhado entre todos para que este ano letivo que é especialmente diferente, que é necessariamente atípico, possa ter um primeiro dia de aulas tão feliz e tão contente”, afirmou Tiago Brandão Rodrigues.

O executivo municipal continua a dotar todas as escolas com as condições necessárias para uma aprendizagem de qualidade e a reabrir as escolas em segurança, num investimento de cerca de 5 milhões de euros em várias empreitadas de requalificação e ampliação do parque escolar do concelho.

img_8519
img_8571
img_7519
img_8137
dscf7667
img_8097
img_8198
dscf7780

Município de Alcochete © 2020 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze