Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Executivo aposta na melhoria das condições de trabalho

2 1 750 2500
25 Fevereiro 2021

No decorrer da reunião de câmara de 17 de fevereiro, o vereador das Obras Municipais, Ambiente e Higiene Urbana, Pedro Lavrado, manifestou a sua satisfação pela aprovação no Orçamento do Estado para 2021 do suplemento remuneratório de penosidade e insalubridade da carreira geral de assistente operacional.

“Este era um suplemento que há vários anos era reclamado pelos funcionários e que até esta data não estava legislado, mas que no ano de 2021 já vem incluído no OE e, portanto, é possível ser aplicado”, informou o autarca, referindo ainda que o suplemento será atribuído aos trabalhadores das áreas de recolha e tratamento de resíduos e de efluentes, da higiene urbana, do saneamento e dos cemitérios.

“São ofícios que resultam numa comprovada sobrecarga funcional, potenciam o aumento e a probabilidade de ocorrência de lesão com um risco potencial agravado de degradação do estado de saúde”, disse Pedro Lavrado, que lamentou que “por uma questão de justiça, ainda não tenha sido incluído o subsídio de risco porque existem funcionários que exercem funções de risco”.

O vereador, que também tem a seu cargo o setor de Água e Saneamento, salientou que “este Executivo Municipal tem tido como principal prioridade a melhoria das condições de trabalho de todos os colaboradores, reconhecendo deste modo a sua vital importância para o trabalho que todos fazemos em prol da população do concelho e essa preocupação tem abrangido a melhoria, quer das condições das instalações, quer através da aquisição de novas ferramentas de trabalho”.

O autarca salientou o investimento realizado na colocação de uma nova cobertura com chapa sandwich, que proporciona isolamento acústico e térmico, nas oficinas dos calceteiros, pintura, carpintaria, auto, eletricidade e armazém contíguo, onde em alguns casos chovia, e a criação de um armazém para a proteção civil. Referiu ainda que está em curso a colocação de uma nova cobertura no edifício de escritórios da Lagoa do Láparo, uma vez que este edifício ainda tinha telhas com amianto.
Pedro Lavrado mencionou ainda os investimentos realizados na aquisição de equipamentos que contribuem para a segurança e higiene no local de trabalho, nomeadamente uma estufa de pintura, um aspirador de poeiras para a oficina de carpintaria, e um aspirador de fumos de soldadura para a oficina de serralharia.

“Temos tentado corresponder às expetativas dos funcionários e áquilo que anseiam, sempre na perspetiva de que as condições de trabalho sejam melhoradas e cada vez mais valorizadas”, disse o autarca.

Município de Alcochete © 2021 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze