Câmara aprova nova estrutura orgânica
O Executivo Municipal vai proceder à reestruturação dos serviços municipais e, para o efeito, aprovou por maioria, na reunião de 23 de novembro, o novo modelo de estrutura orgânica e o respetivo Regulamento de Organização dos Serviços Municipais (ROSM).
“Na sequência do trabalho que temos vindo a desenvolver desde o mandato anterior, sentimos que estamos em condições de preconizar uma nova alteração ao ROSM, com a prudência necessária face ao momento conturbado que o mundo atravessa e de modo a garantirmos a maior eficiência e sobretudo maior eficácia naquilo que é a missão do serviço público do município”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto.
O autarca referiu ainda que “a proposta contempla a criação de duas novas unidades orgânicas que resultam do desdobramento das unidades orgânicas já existentes e que, com o processo de descentralização de competências, ganharam maior complexidade e também um acréscimo significativo de recursos humanos”.
O município ficará com sete unidades orgânicas, asseguradas por dirigentes intermédios de 2.º grau. Haverá, ainda, um dirigente intermédio de 3.º grau para coadjuvar a chefia de divisão no âmbito do Setor da Educação.
Após a aprovação da Assembleia Municipal de Alcochete na sua próxima reunião, prevê-se que a nova estrutura entre em vigor em janeiro de 2023 com as seguintes unidades orgânicas: Divisão de Administração e Gestão de Recursos (DAGR), Divisão de Administração do Território (DAT); Divisão de Educação e Intervenção Social (DEIS); Divisão de Cultura, Desporto e Juventude (DCDJ); Divisão de Obras e Manutenção de Equipamentos (DOME); Divisão de Infraestruturas, Logística e Transportes (DILT); e Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes (DAHUEV).
O organograma da Câmara Municipal de Alcochete inclui ainda as seguintes unidades de apoio e assessoria: Gabinete da Presidência (GP); Gabinete de Apoio à Vereação (GAV); Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC); Gabinete de Autoridade Sanitária e Saúde Pública (GASSP); Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI); e o Gabinete de Inovação, Desenvolvimento Económico e Turismo (GIDET).