Câmara aprova homenageados da Sessão Solene da Restauração do Concelho

O município de Alcochete vai festejar a Restauração da autonomia do concelho com a realização de uma sessão solene no dia 20 de janeiro, às 21h00, no Fórum Cultural de Alcochete, em que serão homenageadas pessoas a título individual e coletivo que se destacaram por serviços e atividades desenvolvidas em prol do município e da sua população.
Na reunião do órgão executivo a 04 de janeiro foram aprovados as pessoas e entidades a homenagear. Com a Medalha da Restauração do Concelho serão distinguidos Armindo Menino Pinto, João José da Silva Marafuga, Clube Taurino de Alcochete, Maria Ester Ferreira Santos e José Manuel Fernandes Póvoas.
Já a Medalha de Mérito Desportivo será entregue às seguintes entidades e atletas: Futebol Clube de São Francisco, Raquel Figueiredo, André Regalado, Francisco Silva, Tiago Balão, Equipas de Futebol do escalão de Sub-10 e do escalão de Sub-19 do Grupo Desportivo Alcochetense, Manuel Castro de Oliveira Rocha Pinto, Rita Pinto Almeida e Maria Figueiredo.
Com a Medalha Municipal de Bons Serviços serão distinguidos os funcionários da autarquia Fernando da Silva Tapadas Gonçalves e Rosa Maria da Silva Monteiro.
Na reunião de câmara, sobre a data histórica do 15 de Janeiro de 1898, o presidente da câmara, Fernando Pinto, salientou que “após três anos de dependência política e administrativa, o concelho de Alcochete reconquistou neste dia a sua independência, um episódio histórico que deixou profundas marcas na identidade de um povo que nunca deixou de reivindicar a sua identidade e a sua independência enquanto território e comunidade. Como tal, a Restauração do Concelho é relembrada e enaltecida todos os anos”.
Para além da apresentação de cumprimentos às autarquias e coletividades na noite do dia 15 de janeiro, a câmara municipal e a Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 realizam sessões solenes comemorativas da reconquista da autonomia do concelho.
Proposta de atribuição de medalhas no âmbito da Restauração do Concelho.