Autarquia promove programa diferente nas férias do Natal
Nas férias escolares de Natal, entre os dias 19 e 23 de dezembro, a câmara municipal promoveu o programa “Keep Kalm Ké só 1 Semana” que integrou um conjunto de atividades físicas, desportivas, lúdicas e culturais, em diferentes espaços do concelho.
Esta foi uma semana diferente em que as crianças e jovens manifestaram, de diversas formas, a sua criatividade e espírito crítico num ambiente de parceria e partilha em grupo.
Depois do “Dia das Pancadas”, dedicado às artes plásticas e de palco, numa parceria com a Associação GilTeatro, do “Dia tipo Radical”, com atividades de desporto aventura na Cereja Aventura, do “Dia do SMS”, com atividades na Fundação das Salinas do Samouco e nos ginásios do concelho, e do “Dia do Bora Bazar” com uma visita a Sintra, ao centro de Ciência Viva, ao reino do Natal e ao News Museum, a semana terminou com o “Dia das Artes Urbanas”, onde não faltou hip-hop, worjshop de DJ, demonstração e aprendizagem de ioiô e graffiti.
Neste dia o desafio foi exigente e surpreendeu os jovens que participaram nesta iniciativa: grafitar três vidrões sob a orientação de Vítor Julião, ilustrador que recentemente tem desenvolvido trabalho na Street Art.
“O Dia da Artes Urbanas” correu muito bem e superou todas a expetativas, os jovens participantes gostaram da experiência, divertiram-se e manifestaram muita vontade em aprender e experimentar os materiais apresentados. Penso que estas iniciativas são importantes para os jovens, para desenvolverem a sua criatividade, independentemente da área profissional que escolham no futuro”, disse Vítor Julião.
Os vidrões apresentam agora uma decoração totalmente renovada, com os desenhos alusivos à época natalícia feitos com utilização de stencil, técnica de pintura utilizada para aplicar um desenho sobre uma qualquer superfície, com recurso a latas de spray, e marcadores POSCA que para o ilustrador são ideais para estimular a criatividade dos jovens.
Um dos vidrões está colocado junto ao albergue da juventude, no Complexo Desportivo do Valbom.
Vítor Julião considera que a Street Art em Portugal está cada vez mais popular e “tem grande projeção internacional cativando muitos turistas para visitarem as obras realizadas por alguns dos melhores artistas nacionais”. “Este crescimento em torno da Street Art vai continuar acompanhada com o surgimento de novos talentos”, acrescentou o ilustrador.
Recentemente Vitor Julião realizou a pintura “King Of Love” na Galeria de Arte Pública da Quinta do Mocho, uma das maiores galerias de arte urbana a céu aberto da Europa, e lançou a campanha de solidariedade através da venda do print “King Of Love”, em que parte das vendas irá reverter para a Associação Filadélfia, que apoia a comunidade local, principalmente crianças e idosos.
Esta obra, limitada e assinada, pode ser adquirida online em tictail.com/s/vitoillustration ou via email para juliao.vito@gmail.com