Autarquia convida operadores turísticos a conhecer Alcochete
A câmara municipal promoveu ontem, 10 de outubro, uma FAM Trip com o objetivo de promover, junto de operadores turísticos e comunicação social, as potencialidades turísticas locais, assim como as experiências que quem nos visita pode vivenciar.
A autarquia contou com a colaboração do Freeport Outlet Leisure, Fundação das Salinas do Samouco, Companhia das Lezírias e Gray Line -Sightseeing EveryWhere na promoção de uma iniciativa na qual participaram representantes do Grupo Libertas (Praia do Sal e Hotel Alfoz), Linx Travel, Sal – Sistema Ar Livre, Nature Affairs, Hotel Mundial, PHC (Hotel), Paixão do Tejo, Alcochete House, Onda Costa e Best Travel (agências de viagens), Naútica Press/ Passear, Cityrama, Fundação Inatel, Schultz (agência de turismo), Turismo de Lisboa, ERT-RL e APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo.
Na receção aos parceiros que decorreu na sala VIP do Freeport o presidente da câmara municipal apresentou Alcochete como uma marca, como um concelho ímpar, que tem uma beleza única, com cultura e tradições únicas que merece uma visita e estadia.
“Alcochete tem várias particularidades, temos de olhar para a nossa história, terra de D. Manuel I, o Venturoso, e do Santo Padre Cruz, para a gastronomia de onde se destaca uma boa caldeirada, uma boa doçaria, para uma paisagem natural única com enfoque na RNET”, destacou Fernando Pinto.
O autarca referiu que o executivo que lidera está orientado para o desenvolvimento sustentado e apostado no incremento do aumento de receita por esta via: “Sentimos que o país está a mudar, não só no aspeto económico, mas na procura de sinergias na área do turismo queremos potencializar as oportunidades temos vindo a encontrar, queremos um crescimento sustentado, para que possamos promover o que de mais belo e genuíno este concelho tem para oferecer, que dista cerca de 20 km em linha reta da capital portuguesa”.
Nuno Oliveira destacou a pertinência da iniciativa promovida pela câmara municipal à qual o Freeport Lisboa Fashion Outlet se associou e que considerou ser do interesse de todos os parceiros com intervenção nesta região. Na sua intervenção o diretor-geral do Freeport fez uma apresentação do VIA Outlets, presente em 9 países na Europa, e dos serviços oferecidos pela “empresa que começou no final de 2013 e que este ano é já o segundo maior operador de outlets na Europa”.
Após um tour no mini bus Gray Line pela vila ribeirinha, seguiu-se uma visita à Fundação das Salinas do Samouco orientada pelo técnico e educador ambiental André Batista.
Já a bordo da embarcação tradicional Bote Leão, onde decorreu uma prova de vinhos promovida pela Adega Catapereiro da Companhia das Lezírias, num passeio até à Reserva Natural do Estuário do Tejo, o vereador Vasco Pinto falou da importância desta embarcação, propriedade do município, que nos seculos XIX e XX fez a ligação entre as duas margens no transporte de pessoas e mercadorias, e que atualmente desempenha uma função turística.
“O Bote Leão tem um calendário anual de passeios que pode ser consultado no site da autarquia, e entre os meses de abril a outubro, e condicionado às condições climatéricas está a serviço da população e dos visitantes que o queiram requisitar”, referiu o vereador com o pelouro do turismo.
O autarca salientou que é preciso apostar no turismo porque “entendemos que é a melhor forma de valorizar a marca que é Alcochete, o nosso património cultural e natural mas também valorizar e potenciar o comércio local, as empresas e empreendedores locais”.
“E neste sentido elegemos 3 eixos muito importantes, o turismo de natureza, a história e a cultura e a gastronomia, mas queremos também associar a estes três eixos estratégicos, porque entendemos que faz parte desta estratégiao desenvolvimento determinados produtos turísticos, o turismo de shopping”, acrescentou Vasco Pinto.