Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Alcochete elege representantes ao Concurso Nacional de Leitura

1500x960 site   destaque medio  2  1 750 2500
01 Março 2021

O Município de Alcochete elegeu os seus representantes para a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL). A prova municipal teve lugar no passado dia 20 de fevereiro, através da plataforma Teams devido à pandemia de covid-19.

Os representantes do 1.º ciclo são Maria Inês Neves, Tomás Contramestre (ambos do Colégio Penas Real) e Gonçalo Batista (da EB de S. Francisco). Já os representantes do 2.º ciclo são Constança Fernandes (EB 2,3 El-Rei D. Manuel I), Leonor Ventura e Carolina Antunes (Colégio Penas Real).

A prova municipal do CNL foi constituída por três momentos: a prova de conhecimentos, realizada pela plataforma digital Kahoot, a prova de leitura expressiva e a prova de comentário (vídeos previamente gravados pelos alunos). As provas tiveram como base os livros «Capitão Rosalie», com texto de Timothée de Fombelle e ilustrações de Isabelle Arsenault, da editora Orfeu Negro, para os participantes do 1.º ciclo, e «A Praia dos Inúteis», do autor Alex Nogués e da ilustradora Bea Enriquez, com chancela Akiara Books, para o 2.º ciclo.

A avaliar os participantes esteve um júri composto por Helena Cruz, em representação da Biblioteca de Alcochete, Ana Margarida Oliveira, professora, escritora e animadora da rádio RFM, e Margarida Costa, coordenadora interconcelhia para o concelho de Alcochete da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Escolares.

No total, estiveram 12 alunos a concurso nesta fase municipal. Os seis vencedores seguem, agora, para a fase intermunicipal que decorrerá a 13 de abril, em Loures (ou de forma online, dependendo das medidas de contenção da pandemia).

O Concurso Nacional de Leitura já vai na sua décima quarta edição, continuando, assim, a sua missão de ser uma grande festa de celebração do livro e da leitura, promovendo a literacia e a criatividade junto das crianças e jovens. Tal como afirmou o vereador da Cultura, Vasco Pinto, durante a sessão de abertura da prova municipal do CNL, “esta é uma missão que o Município de Alcochete também assume, partilha e defende no contexto das suas competências em matéria de educação e de cultura”.

Município de Alcochete © 2021 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze