Câmara reabre ao trânsito rua João Facco Viana

Com o objetivo de colmatar os constrangimentos decorrentes da intervenção no miradouro Amália Rodrigues e numa ação de antecipação de possíveis problemas de segurança, a câmara municipal abre ao trânsito, no dia 9 de abril, a rua João Facco Viana, em Alcochete.
“Vamos aproveitar o início da obra (no miradouro Amália Rodrigues) para abrir em definitivo a rua João Facco Viana. Com base em informações técnicas que recebemos existem determinadas questões inerentes à segurança e entendemos que estão reunidas as condições para abrir a rua ao trânsito”, disse o Presidente da Câmara.
“Temos um parecer da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete e da GNR que que apontam que a melhor solução é a abertura da rua ao trânsito”, acrescentou Fernando Pinto.
“As obras de requalificação do miradouro Amália Rodrigues tiveram início no passado dia 3 de abril e acarretam alguns constrangimentos ao nível da circulação automóvel e pedonal”, que vão ficar atenuados com a reabertura ao trânsito da rua João Facco Viana, principalmente na zona de acesso à ponte-cais, explicou o vereador com o pelouro das Obras Municipais e Rede Viária. Pedro Lavrado acrescentou ainda que a decisão da reabertura ao trânsito desta rua tem subjacente problemas de segurança, não respeitando atualmente o regulamento de segurança contra incêndios.
“A rua Senhora Sant’Ana não tem 3,5 metros úteis de largura e não tem um raio de curvatura de 11 metros, ou seja, não reúne as condições necessárias à circulação de carros de bombeiros de maior dimensão”, advertiu o vereador Pedro Lavrado.
O autarca sublinhou ainda que a rua João Facco Viana “passou a ser uma rua de impasse, o que significa que segundo o regulamento de segurança contra incêndios um veículo de bombeiros não pode fazer mais de 30 metros em marcha atrás em ruas de impasse, distância essa que não é cumprida naquela rua, uma vez que a mesma tem 45 metros”.