Executivo aprova requalificação da Rua do Láparo
O executivo municipal aprovou, por unanimidade, o projeto de execução da requalificação da Rua do Láparo, na última reunião de Câmara de 12 abril, uma obra fundamental para a vila de Alcochete e que está orçada em €840.464,26.
“Estamos perante uma obra que vai ser sujeita a concurso público, o valor assim o exige, mas trata-se de uma obra da mais fundamental importância, até porque nos últimos anos, a Rua do Láparo em função da não conclusão da variante tem funcionado como uma via privilegiada de acesso e saída da vila de Alcochete”, explicou o presidente da Câmara Municipal.
A realizar num troço compreendido entre o entroncamento com a avenida Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 e a rotunda junto à área industrial do Batel, a obra de requalificação vai permitir um reperfilamento da via com a inclusão de uma ciclovia e pedovia que permitam a circulação ciclável e pedonal nesta área urbana.
“Para além da questão da ecovia, a preocupação da câmara municipal teve que ver com a delimitação da faixa de rodagem com um perfil que não permita velocidades excessivas naquela via que se pretende que, para além da circulação automóvel, permita também alguma ludicidade para quem naquela área reside ou para quem para aquela área se dirija”, adiantou Luís Miguel Franco.
A faixa de rodagem terá uma largura de 6 metros (m), ao passo que a ciclovia e pedovia terão uma largura total de 2,80m. No lado oposto, na zona edificada, prevê-se a execução de um passeio e alguns dos entroncamentos com a rua do Láparo serão igualmente reformulados, assim como a rotunda da Baluarte.
Para além destas ações de requalificação, a intervenção neste arruamento vai permitir também infraestruturar toda a área ao nível do subsolo no que respeita às redes de drenagem de águas pluviais, águas residuais e de abastecimento de água, acrescendo também remodelações nas redes de iluminação pública e de telecomunicações.
Esta intervenção vai permitir a conservação desta via num período aproximado a 20 anos e corresponde às necessidades de utilização e circulação da população quer pedonal, quer automóvel.