Obras em curso no acesso poente à Biblioteca de Alcochete

Dar resposta ao problema diário de acesso entre duas áreas urbanas, que congregam estabelecimentos comerciais, novas urbanizações e os acessos à Biblioteca de Alcochete e a espaços públicos de referência é o principal objectivo desta intervenção inserida na Regeneração Urbana de Alcochete e que se traduz num custo total de €166.820,75.
Os novos arranjos exteriores vão possibilitar a criação de um espaço de ligação pedonal, que fomenta a acessibilidade e melhora a circulação de cidadãos com mobilidade reduzida, numa área urbana que abrange equipamentos de apoio social e espaços públicos de referência como o Jardim do Rossio. Dada a característica funcional do espaço, esta intervenção que contempla uma extensão de 81 metros, inclui trabalhos de pavimentação que já estão a decorrer, com recurso a diferentes pavimentos que vão diferenciar as áreas de circulação pedonal e as de acesso para viaturas de moradores.
A partir do Largo Barão de Samora Correia vão ser construídas escadarias, acompanhadas de patamares e rampas de modo a garantir o acesso a pessoas com mobilidade condicionada, como cadeiras de rodas. Para resolver os problemas de desnível, vão ser construídos muros de betão armado entre as rampas e escadas. Embora seja uma área essencialmente de passagem, uma vez que se privilegia o Jardim do Rossio como zona de estadia, a intervenção integra ainda a colocação de espécies arbóreas e mobiliário urbano. Após conclusão dos trabalhos, pretende-se que este espaço funcione também como um elo de ligação entre os espaços confinantes, que são díspares.
Sendo um dos projectos que integram a Regeneração Urbana de Alcochete, os arranjos exteriores do acesso poente à Biblioteca de Alcochete são uma obra comparticipada pelo PORLisboa em €84.249,60, sendo o restante investimento suportado pela Câmara Municipal.