Memórias do Trabalho em destaque no Núcleo de Arte Sacra

“Memórias do Trabalho” é um projecto que visa salvaguardar o património imaterial do passado recente de Alcochete, nesta primeira fase, com especial incidência nos anos 50 e 80, período em que se identificam profundas alterações ao nível económico, com repercussões sociais e culturais, resultantes da instalação das primeiras fábricas.
Esta conjuntura de mudança norteia a apresentação dos primeiros resultados, que evidenciam os contrapontos e similitudes vividos no seio de uma sociedade que continuava dependente das actividades tradicionais, com destaque para a salicultura, mas que começava a sentir o impacto causado pela bonança industrial.
Apresentado em Janeiro de 2009, o Plano das Memórias do Concelho de Alcochete desempenha uma importante missão na valorização da cultura local, com base na promoção de uma interacção com a comunidade local, visando a preservação das memórias individuais, das instituições, dos seus modos de vida e das suas tradições.
No âmbito do Plano de Memórias, a Autarquia já realizou e apresentou publicamente um conjunto de acções e projectos com base na recolha e estudo das memórias desta comunidade, que se revelam importantes contributos para o conhecimento e preservação da história local, assim como para a consolidação da sua auto-estima identitária.
Entre os projectos já desenvolvidos destacam-se “O Falar dos Nossos Avós”, a publicação do segundo volume da Monografia do Concelho de Alcochete e do livro de banda desenhada “O enigma das sete pistas… Uma história de Alcochete para miúdos”, a exposição “Cuidar do Corpo que trabalha. Desvelos que o tempo levou…”, assim como diversos encontros e palestras que abordaram diferentes temáticas relacionadas com as tradições e memórias das gentes locais.