Projecto de “Terapia da fala na escola” é tema de encontro em Alcochete
A sessão de abertura foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Luís Miguel Franco, pela directora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Fernanda Pestana, e pela presidente da Comissão Instaladora do Agrupamento Vertical de Escolas, Augusta Alves.
O Presidente da Autarquia destacou a parceria entre as três entidades “que surgiu em 2007 pela identificação por parte dos técnicos da Autarquia da necessidade de intervir nesta área” e garantiu que “da parte da Câmara Municipal continuará a haver todo o empenho, toda a dedicação para prosseguir os objectivos que são comuns aos dos técnicos”.
O autarca destacou ainda o trabalho que os técnicos municipais da área do desenvolvimento social têm vindo a desenvolver, considerando-o “muito profícuo e útil ao município e à população".
Na sua intervenção de abertura do encontro, a directora da Escola Superior de Saúde de Setúbal apresentou, em traços gerais, o projecto “Terapia da Fala na Escola” que está a ser desenvolvido pelas três entidades no concelho de Alcochete desde o ano lectivo de 2007/2008, em três fases correspondentes a três anos lectivos” que visa “desenvolver um modelo de atendimento de terapia da fala na escola”.
Num balanço da actividade já desenvolvida, esta responsável referiu que “foram já avaliadas 107 crianças e apoiadas em terapia da fala 80% das crianças sinalizadas num total de 55 crianças, abrangendo quatro Jardins de Infância e cinco escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico” trabalho que foi desenvolvido por “três terapeutas da fala, um docente a tempo parcial, um docente coordenador do projecto da Escola Superior de Saúde e um estudante em regime de voluntariado”.
Fernanda Pestana salientou que, no ano lectivo de 2008/2009, “se prevê a continuação do apoio dado, seguido da produção dos trabalhos finais com a construção de grelhas de sinalização de problemas da linguagem em idade escolar e de programas de actividades em áreas específicas da linguagem nos jardins de infância, a divulgar e implementar pelos professores e educadores na terceira fase do projecto”.
A segunda fase do projecto será assegurada por três estudantes voluntários, um terapeuta da fala contratado pela Câmara Municipal e um docente da Escola Superior de Saúde.
“Consideramos esta parceria e todo o trabalho decorrente dela muito importante porque desde há algum tempo vínhamos tentando estabelecer parcerias com diversas entidades no sentido de conseguirmos ultrapassar algumas limitações e dificuldades que todos os docentes, quer do pré-escolar, quer do 1.º Ciclo, sentem no terreno em relação às crianças com as quais trabalhamos no dia-a-dia”, destacou a presidente da Comissão Instaladora Executiva do Agrupamento Vertical de Escolas de Alcochete.
Augusta Alves lembrou que “está preconizado, em despacho governamental, a constituição de equipas multidisciplinares para apoio nas escolas e nos agrupamentos, mas o que é facto é que ainda não foram regulamentadas, muito menos constituídas”.
Para a coordenadora do projecto, Isabel Amaral, “neste momento os resultados deste projecto pioneiro podem ser vistos em dois níveis: em relação ao número de crianças que estamos a conseguir apoiar” e na articulação com a Câmara Municipal de Alcochete “que conseguiu contratar um terapeuta da fala para a segunda fase do projecto”.
“O contributo do professor em crianças com dificuldades de linguagem”, “O desenvolvimento da consciência fonológica”, “A avaliação da linguagem nas crianças com dislexia” e “As alterações perceptivas e espaciais da dislexia” são os temas de algumas das intervenções deste I Encontro de Terapia da Fala e Educação em Alcochete, que conta com os apoios da Agência de Alcochete do Barclays Bank Portugal e da Delta Cafés.