Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

“Os Chocalheiros” regressam a Alcochete no âmbito do FEI

Chocvvf 1 750 2500
06 Outubro 2009
“Os Chocalheiros” de Vila Verde de Ficalho protagonizaram, no passado Domingo, uma actuação singular, integrada no Festival de Expressões Ibéricas, que está a decorrer em Alcochete até ao próximo dia 10 de Outubro.

Exímios instrumentistas, “Os Chocalheiros” inundaram as ruas da Vila com sonoridades que surpreenderam todos quantos com quem eles se deparavam.

Formalmente fundado a 1 de Novembro de 1994 é longa a história do grupo folclórico “Os Chocalheiros” de Vila Verde de Ficalho cuja primeira actuação remonta à década de 70 do século passado.

Bento Sargento, actualmente com 75 anos, é o mentor e membro activo deste grupo, que criou com um conjunto de amigos, e que anualmente faz cerca de 18 actuações de norte a sul do país e no país vizinho.

Especialmente produzidos para o grupo, os chocalhos não têm todos os mesmo som: “Os chocalhos são produzidos para o nosso grupo em Alcáçovas, uma aldeia perto de Viana, e têm toques diferentes uns dos outros, porque só assim conseguimos fazer chocalhada, caso contrário parecia um sino”, refere Bento Sargento.

E acrescenta: “Só nas arruadas é que a idade vai pesando, pois cada chocalho pesa cerca de 5 kg e já vai sendo difícil, mas temos muita força de vontade e quem corre por gosto não cansa, ainda que a nossa média de idades já seja elevada”.

Bento Sargento só lamenta ainda não ter conseguido assegurar a continuidade do grupo porque “a malta nova não quer aprender esta arte, está mais interessada nas discotecas”.

Depois da participação há quatro anos atrás na Feira de Artes e Tradições o grupo regressou este ano a Alcochete, local onde dizem que se sentem bem e foram bem tratados. E mais uma vez não defraudaram o público local que não deixou de se surpreender pelas sonoridades produzidas pelos cerca de 30 chocalhos habilmente manuseados pelos chocalheiros de Vila Verde de Ficalho.


Entrevista com Sargento Bento





Município de Alcochete © 2020 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze