Executivo reivindica mais acessibilidades para Alcochete
Na reunião de 22 de Abril último, o Executivo Municipal de Alcochete aprovou por maioria, com a abstenção dos dois Vereadores do PS, uma moção em que reivindica para o Município de Alcochete a construção de novas acessibilidades e mais apoios financeiros para investimento na rede viária municipal.
Na reunião de Câmara, o Presidente do Município procedeu à apresentação do conteúdo da moção com as reivindicações já apresentadas, na reunião realizada em 16 de Abril último, ao Secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações.
A construção de um nó de ligação da A33/A12 à Estrada Nacional 4 na área do Passil, a construção da Variante da Atalaia com 2+2 vias e ligação à A33 no Passil, o acesso à Academia do Sporting Clube de Portugal, um novo acesso sul à Ponte Vasco da Gama, entre a área de serviço de Alcochete e a passagem superior à ex-EN 119 em Alcochete, a remodelação do troço da EN 118, entre a rotunda do Entroncamento e a EN 5, o cumprimento do acordo para conclusão da Variante Urbana de Alcochete, estimada em 1.500.000 euros, e a contratualização de um contrato-programa para reparação das vias municipais, estimado em 1.316.353,19 euros, são as reivindicações da Autarquia de Alcochete.
Uma das questões essenciais para o edil prende-se com o traçado e o nó de acesso à futura A33 e a sua incidência no território de Alcochete. “Existia um estudo prévio para o IC13 que previa a existência de um nó de ligação à EN4 na localidade do Passil e o projecto de acesso ao Novo Aeroporto de Lisboa não considera agora esse nó de ligação”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, que considera que “a não construção de um nó de ligação à EN 4 é altamente lesiva para o Município de Alcochete”.
“O Parque Industrial do Passil é uma área empresarial com 70 empresas e 1100 trabalhadores e a inexistência de uma ligação à A33 naquela zona representa um acréscimo de 13 quilómetros para os automobilistas em cada um dos sentidos, uma vez que o tráfego com origem no Passil utilizará a EN 4 e a futura Variante da Atalaia para aceder ao IC 32 e daí à A12 e à A33”, considerou o autarca.
Para Luís Miguel Franco, “o que é absolutamente relevante e indispensável é a existência de um nó de ligação, que estava inicialmente previsto, e que neste momento não se percebe porque razão deixou de existir”.