Executivo Municipal distribui cerca de 1000 livros nas escolas

Livros escolas 1 750 2500
16 Dezembro 2009
O Executivo Municipal celebrou, hoje, 16 de Dezembro, a quadra natalícia junto dos alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho com a distribuição de 1080 livros nos estabelecimentos de ensino da rede pública. Esta é a terceira vez que a Câmara Municipal, em parceria com as Juntas de Freguesia e o Agrupamento Vertical de Escolas, promove esta iniciativa que regista, anualmente, grande receptividade por parte das crianças.

“Alcochete, o Enigma das Sete Pistas” e “Adivinha, Sabichão!” foram os dois livros escolhidos pela Câmara Municipal para presentear os mais novos através de uma iniciativa que incentiva o gosto pela leitura e aproxima o público escolar do livro enquanto objecto que estimula o enriquecimento pessoal.

Sobre esta opção, o Presidente da Câmara Municipal explicou: “Entendemos que, no âmbito dos programas de leitura, tem toda a pertinência oferecermos livros a todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Pré-Escolar e, em função disso, também diferenciamos as ofertas visto que os livros são adequados a cada um dos Ciclos de Ensino”.

Para além de serem adequados à faixa etária dos alunos, os livros oferecidos pela Autarquia apresentam a particularidade de serem personalizados, na medida em que têm registado o nome de cada aluno. Para a Directora do Agrupamento Vertical de Escolas de Alcochete, Augusta Alves, este pormenor “marca toda a diferença” visto que se trata de “um incentivo personalizado à leitura”.

Do mesmo modo, Augusta Alves afirmou que esta é, sem dúvida, uma boa iniciativa na medida em que se verifica “uma oferta de livros diversificada”.

Recordamos que, no ano passado, a Autarquia ofereceu um livro sobre os direitos da criança e, no presente ano, uma das escolhas recaiu sobre uma edição da Câmara Municipal, o livro “Alcochete, o Enigma das Sete Pistas”, que de uma forma lúdica aborda factos relevantes que integram a história do Município.

Por seu lado, os alunos não esconderam a curiosidade e o entusiasmo por, mais uma vez, receberem o Executivo Municipal nas suas respectivas salas de aula. Episódios genuínos marcam estas visitas que têm vindo a fortalecer uma relação de proximidade entre alunos e eleitos.

Para o autarca Luís Miguel Franco a “política de proximidade” que tem vindo a ser implementada é também uma particularidade desta iniciativa: “É muito interessante perceber que estas crianças, de tenra idade, já vão conhecendo os eleitos da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia”.

“Devo assinalar que as Juntas de Freguesia de Alcochete e de Samouco, através de acções próprias, também se associam a esta iniciativa através da oferta de lembranças de Natal aos alunos que são da nossa responsabilidade e das nossas competências”, frisou ainda o Presidente da Câmara Municipal sobre esta relação de parceria.

Um conjunto de canetas, lápis e aguarelas foi a prenda da Junta de Freguesia de Alcochete que encantou as crianças dos estabelecimentos de ensino desta Freguesia.

As crianças foram surpreendidas pela Câmara Municipal com uma prenda personalizada. O Presidente da Junta de Freguesia de Samouco também colaborou nesta iniciativa. Para a Directora do AVEA, esta iniciativa da Câmara Municipal é um incentivo personalizado à leitura.
Vereador Jorge Giro durante a visita à Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Samouco. A Junta de Freguesia de Alcochete ofereceu um 'autocarro' de aguarela e lápis que encantou as crianças. Alguns alunos também presentearam o Executivo Municipal com temas de Natal.
As visitas às escolas do Concelho têm vindo a fortalecer uma relação de proximidade entre alunos e eleitos. 'Alcochete, o Enigma das Sete Pistas' foi um dos livros oferecidos pela Autarquia que despertou a atenção dos alunos. O Presidente da Câmara Municipal com os alunos da Escola do 1.º Ciclo do E.B. n.º 2 de Alcochete (Valbom).

Município de Alcochete © 2021 | Todos os direitos reservados