2.ª Quinzena Empresarial encerra com sessão no Fórum Cultural
Promovida pela Câmara Municipal, numa parceria com o Centro de Emprego Montijo e Alcochete e a Delegação de Montijo e Alcochete da Associação de Comércio e Serviços de Setúbal, a 2.ª edição da quinzena empresarial integrou um périplo a 14 empresas do Município, com os objectivos de estreitar relações entre a Autarquia e as empresas, conhecer e diagnosticar os problemas concretos porque passam as empresas do Município, perceber de que forma as empresas estão a perspectivar as suas pretensões em relação ao futuro, além de cimentar a parceria com o Centro de Emprego de Montijo e Alcochete na identificação de oportunidades de recrutamento para diminuir o número de desempregados inscritos no Centro.
Para o Presidente da Câmara a quinzena revestiu-se de um enorme sucesso, na medida em que os objectivos que a norteavam foram inteiramente cumpridos: “Houve uma notória valorização desta iniciativa da Autarquia e dos seus parceiros, por parte dos empresários que tiveram a amabilidade de nos acolher nas suas instalações, e manifestaram disponibilidade no sentido de colaborarem com a Câmara Municipal em iniciativas de natureza semelhante, e outras promovidas pelo Município”.
Luís Miguel Franco salientou o enorme optimismo que os empresários lhe transmitiram em relação ao futuro, na medida em que apesar da actual crise financeira e económica internacional e nacional, os responsáveis pelas empresas visitadas perspectivam projectos de crescimento, expansão e inovação do negócio no Concelho.
“Se inserirmos esta realidade que constatámos no contexto complicado que vivemos, de facto é de darmos os parabéns aos empresários pelo bom trabalho que têm desenvolvido e dar o nosso apoio para que esse trabalho venha a ser cada vez mais profícuo”, refere o autarca.
Nesta sessão de encerramento usaram da palavra a directora do Centro de Emprego de Montijo e Alcochete e o presidente da delegação de Montijo e Alcochete da Associação de Comércio e Serviços de Setúbal, que manifestaram grande contentamento pela realização da 2.ª Quinzena Empresarial, iniciativa que consideram vital numa altura em que a conjuntura económico-financeira é desfavorável para as micro, pequenas e médias empresas.
"Aproveitámos o momento para auscultar as necessidades em termos de recrutamento de pessoal, em termos de formação profissional para divulgar as medidas do IEFP", sublinha a Directora do Centro de Emprego de Montijo e Alcochete.
"Obtivemos resultados muito positivos e destaco o empenhamento deste executivo municipal que tem tido uma postura exemplar e dinâmica e de grande preocupação social, que nos é comum, no sentido de conseguir travar o desemprego", acrescenta Maria do Carmo Guia.
Para o presidente da delegação de Montijo e Alcochete da Associação de Comércio e Serviços de Setúbal “a estratégia delineada pelo executivo municipal é uma estratégia correcta para a situação que vivemos. É uma estratégia que visa o desenvolvimento das parcerias e no desenvolvimento dessas parcerias, encontrar respostas que permitam dar a volta ao sistema, que possibilite renovação de investimento, revestido de medidas que possibilitem o acesso aos investimentos".
“Esta crise não é igual para todos, é uma crise do sistema económico e político e que nem todos sofrem da mesma maneira, nem todos a enfrentam com as mesmas armas. Sobra para as micro, pequenas e medias empresas os sacrifícios de encontrar soluções de financiamento de emprego que correspondam à sua responsabilidade social perante os empregados e fornecedores”, acrescentou António Caetano.
António Caetano aproveitou a ocasião para agradecer ao Presidente da Câmara as instalações que podem ser usadas pelos micro e pequenos empresários da Associação, um objectivo pensado há mais de uma década.
No final da sessão empresários e parceiros na organização da segunda edição da Quinzena Empresarial foram distinguidos pela Câmara Municipal e receberam do presidente da Câmara uma placa alusiva ao evento.
Seguiu-se um jantar volante que proporcionou agradáveis momentos de descontracção e convívio entre os presentes.
Durante o dia o Presidente da Câmara, acompanhado do Vereador das Obras Públicas e Rede Viária, da Directora do Centro de Emprego de Montijo e Alcochete e técnicos da Autarquia concluíram o ciclo de visitas às empresas com as deslocações às empresas Companhia de Distribuição Integral – Logista, SA, Real – Processamento de Carne, SA, Confeitaria Real e Condomínio Gest – Gestão dos Condomínios.
Durante as visitas o Presidente da Câmara ouviu atentamente as preocupações dos empresários, as suas dificuldades face à conjuntura actual, perspectivas para o futuro, assumindo as questões relacionadas com as acessibilidades e alargamento de vias rodoviárias, de importância vital para ambas as partes.
Fernando Gomez, director da Logista SA fez a caracterização da empresa localizada no Zona Industrial do Batel a Logista, SA que iniciou a sua actividade em 1983, com outra designação, através da distribuição de publicações e fascículos.
Actualmente a Logista opera em Portugal em quatro sectores fundamentais: publicações, livros, tabaco, assegura serviços de logística à indústria farmacêutica, além de ser operador de referência no canal de conveniência.
Com umas instalações modernas e funcionalmente adaptadas às especificidades dos diferentes produtos que constituem a sua área de negócio, a Logista mantém uma estreita relação com o Centro de Emprego de Montijo e Alcochete, manifestada pela directora dos recursos humanos, através do recrutamento de pessoal junto deste organismo.
Situada no Parque industrial do Batel a empresa Pasto Real – Processamento de Carne, SA desenvolve a sua actividade ao longo de todo o processo de transformação da carne, desde a selecção de produtores certificados ao acompanhamento da produção, passando pela transformação e distribuição. Após a visita às instalações Jorge Gonçalves, director da Pasto Real, apresentou ao Presidente da Câmara os projectos para o futuro que concernem uma plataforma de venda de produtos na internet, a expansão das instalações com a integração de novas máquinas, salientando que um dos motivos para a instalação da empresa no Concelho foram as boas acessibilidades existentes.
Na vila de Samouco a visita decorreu nas instalações da Confeitaria Real, local onde os seus directores, Carlos Alberto e Manuel Barbosa, explicaram o modo de funcionamento da empresa, o ramo de actividade em que estão envolvidos, prosseguindo na Condomínio Gest – Gestão de Condomínios cujo director, António Carlos manifestou as grandes dificuldades sentidas actualmente no negócio imobiliário.