Os Strella do Dia encerraram a temporada de actuações ao vivo, na passada sexta-feira, com um concerto no Fórum Cultural de Alcochete, no âmbito do Festival de Expressões Ibéricas, marcado pela força telúrica das gaitas de foles e percussão lusitana.
Habituados a actuações e animações de rua, quer em feiras medievais ou em festivais renascentistas, o grupo apresentou-se em palco para um espectáculo mais intimista que possibilitou um contacto diferente com o público e conferiu aos músicos a possibilidade de explicar a génese do projecto e o trabalho desenvolvido até agora.
Com base num reportório medieval, os Strella do Dia recorrem a diversas fontes e a um trabalho intenso de pesquisa documental, que está na base da produção musical, assim como da singularidade e génese do grupo.
Música medieval festiva é por ventura a expressão que melhor define a música dos Strella do Dia, que desde o passado Domingo entraram em estúdio para gravar o seu primeiro álbum, que acreditam estar disponível ao público no início de 2009.