Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Danças de Miranda animam Ruas da Vila

Pauliteiros 1 1 750 2500
27 Outubro 2008
Os Pauliteiros de Miranda estiveram em Alcochete, no passado fim-de-semana, por ocasião do Festival de Expressões Ibéricas, protagonizando momentos de grande animação e demonstração de uma dança considerada como uma das mais antigas do nosso País.

Num percurso pelas principais ruas da Vila, o grupo de pauliteiros e gaiteiros de Miranda exprimiram, através da dança e da interpretação de instrumentos tradicionais, uma das mais conhecidas manifestações culturais no panorama musical nacional.

Os pauliteiros de Miranda são um grupo que executa uma dança guerreira acompanhada por instrumentos tradicionais das terras de Miranda que são a gaita-de-foles, a caixa de guerra e o bombo, numa coreografia que é bastante engraçada e difícil.

As indumentárias com que se apresentam em público conferem às suas actuações um colorido que complementam a execução das difíceis coreografias com os paus, confluindo num espectáculo de grande riqueza musical.

Quanto às origens desta dança existem várias teorias. Uma dessas teorias relacionam-na com a festa dos rapazes, durante a qual estes executavam uma dança para mostrar a sua virilidade, outros autores atribuem a sua origem à clássica dança pírrica, guerreira por excelência.


Entrevista com um pauliteiro de Miranda



Os Pauliteiros de Miranda interpretaram danças guerreiras nas ruas de Alcochete O grupo protagonizou momentos de grande animação Os Pauliteiros de Miranda percorreram as principais ruas da Vila

Município de Alcochete © 2021 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze