Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Dia Europeu Sem Carros

26 Setembro 2006
Município promove transportes alternativos
No âmbito das comemorações do “Dia Europeu Sem Carros” inserido na Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara Municipal promoveu, nos dias 22, 23 e 24 de Setembro, um conjunto de iniciativas com o objectivo de sensibilizar a população para meios alternativos de transporte, que sejam “amigos” do ambiente.

A Autarquia colocou ao dispor dos munícipes dois “mini-autocarros” denominados “Olé Voltinhas”, que efectuaram de forma contínua e gratuita dois circuitos: verde e azul, com várias paragens em diferentes pontos da Vila, aliciando os munícipes para uma forma alternativa de deslocação para o local de trabalho, para as compras ou simplesmente para usufruir dos encantos da Vila.



Os “Olé Voltinhas” foram bem acolhidos entre os munícipes que experimentaram este meio de transporte, principalmente pela população mais idosa, que considerou este serviço muito útil no percurso para as compras. Os jovens revelaram que este tipo de transporte seria de grande utilidade no trajecto para a escola.



Durante os percursos a Autarquia efectuou questionários de forma a auferir “in loco”, a opinião dos munícipes sobre este tipo de transporte e registou algumas sugestões no sentido de introduzir este tipo de transporte no Município.



No Largo António Santos Jorge denominado de “Largo da Mobilidade”, durante a iniciativa, estiveram em exposição viaturas "amigas" do ambiente, nomeadamente, um novo veículo híbrido, cedido pela Soonda, S.A., e viaturas da nova geração de mobilidade, denominadas segway, disponíveis para utilização da população, cedidas pela Segway City Tour Portugal de Oeiras.



Na manhã de sábado, 23, a Autarquia disponibilizou técnicos da Divisão de Desporto que promoveram junto de 30 crianças um conjunto de actividades desportivas, enquanto os pais e encarregados de educação faziam as suas compras no comércio tradicional. Assim, entre as 09h30 e as 12h30 decorreram no recinto exterior da Fundação João Gonçalves Júnior, jogos tradicionais e pré-desportivos (adaptados para os mais novos a partir de jogos colectivos), além de uma actividade de pintura com o apoio das educadoras.



Simultaneamente, realizaram-se na Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico n.º 1 de Alcochete (Monte Novo) desportos colectivos, e jogos de mesa.

As crianças que participaram na iniciativa receberam lápis coloridos, panamás e fitas com porta-chaves.

Município de Alcochete © 2021 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze