Abertura do Ano Escolar

22 Setembro 2006
Autarquia apoia escolas do Concelho
Mais de 2400 jovens que frequentam as escolas do Concelho, iniciaram no passado dia 15 de Setembro, o ano lectivo 2006/2007. A abertura do ano escolar ocorreu sem excepção em todos os estabelecimentos de ensino do Concelho.

No que diz respeito ao 1.º Ciclo do Ensino Básico a população escolar é de 702 alunos, sendo a da Educação Pré-Escolar correspondente a 213 crianças.

Do total de crianças que frequentam o ensino pré-escolar, 103 frequentam o prolongamento de horário, uma Componente de Apoio à Família que a Câmara Municipal pôs em funcionamento, depois de ultrapassadas as dificuldades surgidas ao nível dos recursos humanos.

Refira-se que o número de crianças apoiadas pela Câmara Municipal aumentou, como consequência da entrada em funcionamento do prolongamento de horário nos Jardins-de-infância de S. Francisco e do Passil. Assim, a Autarquia passa a apoiar 103 crianças no corrente ano lectivo, ao invés das 74 que apoiou no ano lectivo transacto, o que corresponde a um aumento de 39,2%.

Neste contexto e no que concerne à Componente de Apoio à Família para o 1º Ciclo do Ensino Básico, a Autarquia está disponível para negociar e/ou mediar projectos com os diversos parceiros, nomeadamente com as Associações de Pais ou outras Instituições, a saber Colectividades, Instituições Particulares de Solidariedade Social, para a concretização de processos importantes nesta área.

Em relação à alimentação, a Câmara Municipal de Alcochete assume este ano, pela primeira vez, a cobertura de 100% dos refeitórios escolares.

No âmbito da candidatura efectuada pela Câmara Municipal no âmbito do “Apoio RBE 2006” (Rede de Bibliotecas Escolares), foi atribuída uma verba de 13.000€ que será gerida pelo Município de Alcochete, para a instalação de uma Biblioteca na Escola sede – EB1/JI da Restauração, a qual passará a integrar a Rede de Bibliotecas Escolares.

A Câmara Municipal continua a empenhar-se na requalificação da Rede Escolar estando concluídos e em fase de lançamento a concurso o projecto de Requalificação dos Espaços Exteriores (Recreio) da Escola Básica do 1º Ciclo da Restauração e Jardim-de-infância de Samouco.

Encontram-se ainda em fase de ultimação os seguintes projectos: Remodelação e Ampliação da Escola Básica do 1º Ciclo Nº 1 de Alcochete (Monte Novo) e Escola Básica do 1º Ciclo da Restauração; Remodelação e Ampliação da Escola Básica do 1º Ciclo Nº 2 de Alcochete (Valbom).

O Centro Escolar de S. Francisco encontra-se ainda em fase inicial de estudo, tendo já sido definido um programa de arquitectura provisório, após reunião com todos as partes interessadas Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Agrupamento de Escolas de Alcochete.