Alcochete marca presença no lançamento do Portugal Branding
Na passada terça-feira, dia 29 de novembro, o CEIT - Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School - ISCAC apresentaram um projeto de investigação que visa mapear, reconhecer e implementar as melhores práticas ao nível da gestão de marcas territoriais em Portugal.
Alcochete esteve representado neste evento que procurou lançar a primeira pedra do Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, sob o título Portugal Branding. Esta nova ferramenta, segundo afirma o CEIT em comunicado, “assume-se como uma plataforma e programa estruturado inédito para a qualificação dos territórios nos domínios do branding e do marketing territorial, despertando instituições e profissionais para processos consistentes e continuados de desenvolvimento de marcas territoriais”.
Após uma avaliação das marcas territoriais por uma equipa de peritos especialistas, tendo em conta uma matriz subdividida em cinco eixos de atuação, pretende-se criar um referencial científico ao nível da gestão de marcas territoriais e apoiar os municípios na deteção de oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing territorial.
Além de Alcochete, também os municípios de Albufeira, Baião, Braga, Cascais, Castelo Branco, Castro Daire, Coimbra, Fundão, Lisboa, Lousã, Maia, Palmela, Ponte de Lima, Sertã, Sesimbra e Vouzela integram este novo projeto, conjugando marcas territoriais relevantes a nível nacional e perfis muito diversos.
Ainda de acordo com a Coimbra Business School | ISCAC, “este é um projeto que cruza duas realidades indissociáveis no contexto da competitividade atual, a investigação científica e a aplicabilidade prática ao nível dos territórios”, sendo que esta nova plataforma permite consolidar cada vez mais o Observatório de Branding Territorial enquanto laboratório nacional de referência ao nível da formação e investigação de marcas territoriais.