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Requalificação da avenida da Restauração visa aumentar a segurança

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2015/07/27

A avenida da Restauração, em Alcochete, está a beneficiar de uma intervenção de requalificação que envolve a regularização da plataforma, pavimentação, execução da sinalização horizontal, instalação da sinalização vertical e implementação de sentido único ascendente na circulação rodoviária. Está ainda prevista a criação de zonas de estacionamento e de zonas destinadas à tomada e largada das crianças.

A alteração ao trânsito na avenida da Restauração, com sentido único ascendente entre o entroncamento com o largo Marquês de Soydos e o entroncamento com a avenida da Revolução 1383/1385, visa assegurar a segurança de crianças e jovens que frequentam as escolas JI/EB 1 da Restauração e D. Manuel I.

Aprovada na reunião extraordinária de Câmara realizada no dia 7 de Maio de 2014, esta medida resulta da monitorização e avaliação da 1ª Fase do Plano de Ordenamento e do Estacionamento do Núcleo Antigo da Vila de Alcochete (POCENAVA).

A medida foi assumida pela Câmara Municipal na sequência da identificação deste arruamento como “um dos pontos críticos” do trânsito na Vila por instituições com competências nos domínios do trânsito e da segurança rodoviária, nomeadamente a Guarda Nacional Republicana, que propôs “um só sentido, em virtude de existirem duas escolas (J.I./E.B. 1 da Restauração e E. B. 2,3 El-Rei D. Manuel I) e de haver grande congestionamento de trânsito, especialmente no início e no términus da atividade escolar”.

Com início em 22 de Julho e conclusão prevista para finais de Julho, as obras de beneficiação da via estão a ser executadas no âmbito da instalação da unidade comercial Continente Bom Dia.

Aprovado a 16 de Abril de 2014, o Plano de Ordenamento e do Estacionamento do Núcleo Antigo da Vila foi elaborado no âmbito da Estratégia de Regeneração da Frente Ribeirinha de Alcochete com o objetivo global de promover a requalificação e a exploração da dinâmica económica da frente ribeirinha, definindo vários eixos estratégicos, entre os quais a promoção dos valores ambientais e paisagísticos, designadamente a mobilidade sustentável.

A Regeneração da Frente Ribeirinha e o POCENAVA identificaram vários objetivos a alcançar, entre os quais atender à necessidade de diminuir o impacto da circulação automóvel e a consequente adoção de modos de circulação suaves (pedonal, ciclável), definindo como estratégia de intervenção o conceito de “acalmia de tráfego”.

Este conceito atua no sentido da redução dos volumes de tráfego motorizado e na redução das velocidades e é um instrumento de requalificação do espaço público no sentido de conceber espaços mais equilibrados e partilhados por todos, onde os peões, os ciclistas e os condutores de veículos motorizados podem circular em melhores condições.

A elaboração do POCENAVA esteve a cargo de uma empresa com larga experiência internacional, que procedeu à caraterização do sistema de transporte multimodal (todos os modos de deslocação) e do estacionamento, com destaque para as análises ao tráfego motorizado, isto é, ao comportamento dos condutores dos veículos motorizados.

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