Jardim da Praça da Cultura foi inaugurado
No dia 2 de julho foi inaugurado o jardim da Praça da Cultura, situado na área envolvente ao Fórum Cultural de Alcochete, um evento que foi abrilhantado por um espetáculo de dança pelo Quorum Ballet intitulado Hashtag#Free.
O jardim da Praça da Cultura é uma obra emblemática que coloca o Fórum Cultural de Alcochete no roteiro dos melhores equipamentos para a realização de grandes espetáculos ao ar livre e representa um investimento autárquico de 768.839,39 euros (mais IVA), comparticipado pelo FEDER em 372.304,24 euros.
A intervenção contemplou a criação de um espaço verde amplo, pontuado por espécies arbóreas e florísticas. Foram ainda executados caminhos pedonais, escadas, rampas de acessibilidade, bancadas e muros criados com peças modulares de betão. O parque de estacionamento foi também objeto de ampliação e foram valorizados os elementos patrimoniais existentes através da requalificação do poço e nora localizados à entrada do edifício.
O presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, e o vereador com o pelouro das Empreitadas, Pedro Lavrado, procederam ao descerramento da placa comemorativa da inauguração do jardim.
Seguiu-se a intervenção do presidente da câmara, que lembrou que “a 24 de junho de 2005, sob a égide da presidência socialista na Câmara Municipal de Alcochete, foi inaugurado o Fórum Cultural, preenchendo-se assim uma enorme lacuna existente no panorama cultural do nosso concelho”.
“O Fórum Cultural foi apresentado como a mais relevante obra da autarquia, foi pensado para servir diferentes públicos, caracterizando-se pela polivalência, linhas arquitetónicas modernas, onde ao longo dos tempos viemos a encontrar uma programação cultural diversificada”, sublinhou o autarca.
Fernando Pinto referiu ainda que “neste espaço emblemático e único já desfilaram inúmeros talentos das artes, mas também aqui esteve e ainda mantém a sua atividade o nosso centro de vacinação e é aqui que justamente iremos implementar também a nossa incubadora de empresas num projeto fantástico e que servirá de apoio à criação e desenvolvimento de pequenas microempresas”.
O presidente da câmara lembrou o longo período que o espaço envolvente ao Fórum Cultural esteve ao abandono, “deixando-nos muitas das vezes com vergonha do percurso que tínhamos de realizar até à entrada na nossa casa da cultura” e sublinhou que “a obra, que hoje oficialmente inauguramos, resulta de um projeto de envolvência, de dinamização de pessoas, da criação de condições para que esta Praça da Cultura seja de facto um verdadeiro ex-libris do nosso concelho e particularmente da vila de Alcochete”.
“Hoje, o Fórum Cultural já não está abandonado, já não sobrevive sozinho aos desafios constantes e cosmopolitas que a nossa cultura proporciona, hoje temos um espaço de convívio, de lazer e sobretudo um espaço de pessoas para as pessoas”, sublinhou o autarca.