Alcochete acolheu 1.º Encontro sobre Longevidade
O Fórum Cultural de Alcochete foi palco no dia 13 de outubro do 1.º Encontro “Longevidade: Oportunidades e Desafios”, promovido pela Câmara Municipal de Alcochete no âmbito do Mês Sénior, em parceria com a Ageless Portugal
O encontro esteve centrado em quatro temáticas: “Envelhecer: a idade não nos define. É apenas um número”, “Longevidade salutar: a importância da saúde mental, física e social”, “Abuso de idosos, consciencialização para um problema “escondido” e a infantilização da terceira idade” e “A adaptação das comunidades às necessidades de uma sociedade cada vez mais longeva”.
No decorrer do encontro destaque para a interação entre os vários oradores e o público presente no auditório.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, sublinhou que a longevidade “é uma das maiores conquistas da humanidade nos últimos 100 anos” e “apresenta-se hoje como um dos maiores desafios do século XXI”.
“Hoje em Portugal vivemos mais anos, mais tempo. Sendo certo que a pandemia encurtou um pouco os números, os dados vão revelando que a esperança média de vida aumentou comparativamente com as décadas anteriores, situando-se nos 77,6 anos para os homens e em 83,3 anos para as mulheres no triénio 2019-2021”, disse.
No que respeita aos desafios e oportunidades, o autarca lembrou que o nosso País é um dos países da OCDE com mais população acima dos 65 anos, o que conjuntamente com a diminuição da natalidade perspetiva um preocupante desequilíbrio no que respeita à população ativa em Portugal.
Para Fernando Pinto, “outro desafio está relacionado com a saúde e o bem-estar”. “Importa fazermos o caminho de oferecer cuidados em saúde e respostas sociais e de solidariedade capazes de oferecer aos seniores uma longevidade agradável, ativa e com o maior bem-estar possível”, acrescentou.
O presidente da câmara municipal destacou o empreendedorismo no âmbito da problemática da terceira idade, dando como exemplo a Ageless Portugal, que está sediada em Alcochete.
No que respeita ao município de Alcochete, Fernando Pinto deu conta de que “também a câmara municipal tem procurado desenvolver políticas sociais assentes na ideia de uma comunidade amiga daqueles que a idade define como seniores e que para nós são os nossos guardiões de conhecimento e de sabedoria”.
A sessão de abertura contou ainda com a participação da fundadora da Ageless Portugal, Mónica Póvoas, que agradeceu a participação de todos no encontro e que referiu que “pensar e debater o tema da longevidade não tem idade e é cada vez mais pertinente”. “Depende de cada um de nós ser e estar consciente com o que pretende fazer com este grande privilégio que é o de poder viver mais e melhor”.
O encontro contou ainda com a apresentação do Movimento Cuidar dos Cuidadores e Estatuto e uma animação musical por dois alunos da APMA – Associação Portuguesa de Música e Artes.