A Câmara Municipal comemora anualmente uma das datas mais emblemáticas da História do Concelho - o 15 de Janeiro de 1898. A Restauração da independência do Município é assinalada com grande entusiasmo pelos populares, e pela Autarquia, que nesta data institui a atribuição de Medalhas de Mérito, distinguido personalidades, singulares ou colectivas, que de alguma forma tenham contribuído para o engrandecimento do Concelho.
Medalha D. Manuel I
A Medalha D. Manuel I é atribuída a pessoas individuais ou colectivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiros, que pelos seus feitos se destacaram em serviços distintos e altamente meritórios prestados ao Município ou aos seus habitantes, de forma exemplar e duradoura, e cujo nome tenha ficado, por tal facto, intrinsecamente ligado à vida e à História do Município.
Medalha da Restauração do Concelho
A Medalha da Restauração do Concelho é atribuída a pessoas individuais e colectivas que, por actos por si praticados, tenham de forma notória contribuído para o engrandecimento do nome do Concelho, quer pela investigação e divulgação dos seus valores culturais, quer por se haverem notabilizado em qualquer ramo de arte ou de ciência e ainda pela dedicação evidenciada nos serviços prestados ao Município ou aos seus habitantes.
Medalha Municipal de Mérito Desportivo
A Medalha Municipal de Mérito Desportivo será atribuida a pessoas individuais ou colectivas que, por qualquer forma ligadas ao Município ou em sua representação se hajam destacado em alguma modalidade desportiva ou tenham de forma notória e persistente, contribuído para a divulgação e desenvolvimento do Desporto.
Medalha Municipal de Bons Serviços
A Medalha Municipal de Bons Serviços destina-se a galardoar os trabalhadores da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia do Concelho, dos serviços públicos, de membros da corporação de Bombeiros ou dos órgãos sociais de outras instituições do nosso Concelho, que hajam, no exercício das suas funções, conseguido posições de destaque e mérito.